Search

GAECO e GEAC apuram corrupção em contratos de pavimentação no Meio-Oeste catarinense

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do GAECO e do GEAC, deflagrou na manhã desta terça-feira (5) a Operação Via Clandestina, com foco no combate a crimes contra a administração pública. O objetivo é apurar suspeitas de corrupção ativa e passiva em contratos de pavimentação asfáltica firmados pelo Município de Vargem, no Meio-Oeste catarinense, durante a gestão 2021/2024.

A operação resultou no cumprimento de oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Vargem, Campos Novos, Lages e São José. Os mandados foram expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

As investigações indicam que um agente político e um empresário do ramo de pavimentação teriam estabelecido favorecimentos recíprocos e trocas de vantagens indevidas ligadas à execução de contratos públicos. Foram apreendidos documentos e mídias que devem contribuir para o avanço das apurações.

Segundo o MPSC, o nome da operação faz alusão a supostos encontros clandestinos, realizados em vias públicas, nos quais teria ocorrido o repasse de valores ilícitos.

A operação contou com apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina para garantir a preservação da cadeia de custódia das evidências. As investigações seguem em sigilo.