Com o objetivo de promover um ambiente de respeito e segurança para seus colaboradores, a ViaCosteira, concessionária responsável por trechos da BR-101 Sul em Santa Catarina, aderiu à campanha “Assédio sexual é crime. Trafegue pela via do respeito!”. A iniciativa busca coibir casos de assédio moral, sexual e injúria cometidos por motoristas nas praças de pedágio.
A empresa instalou adesivos informativos nas cabines com a mensagem da campanha e o número do Disque 100, canal gratuito e disponível 24 horas por dia, que recebe denúncias relacionadas a violações de direitos humanos, incluindo casos de violência sexual.
A ação tem caráter preventivo e educativo, alertando para os diferentes tipos de assédio, entre eles o moral, racial e sexual, e reforçando que qualquer situação dessa natureza deve ser denunciada e não pode ser tolerada.
Segundo a ViaCosteira, há registros recorrentes de assédio por parte de motoristas contra funcionários, especialmente mulheres. A empresa afirma que já identificou comportamentos abusivos em atendimentos nas cabines de pedágio.
Dados recentes do Instituto Cidades Sustentáveis, em parceria com o Ipec, mostram que o problema é estrutural: 3 em cada 4 mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de assédio.
Com a campanha, a ViaCosteira reafirma seu compromisso com a ética, a proteção dos trabalhadores e o enfrentamento da violência de gênero, além de reforçar que denúncias são fundamentais para romper ciclos de abuso.