A missão oficial de deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) à China chegou ao fim nesta terça-feira (24) com uma reunião no Consulado-Geral do Brasil em Xangai. O encontro com o cônsul-geral Augusto Pestana marcou o encerramento de uma agenda intensa, que buscou ampliar o espaço de produtos e tecnologias catarinenses no mercado chinês — atualmente um dos maiores parceiros comerciais do estado.
Durante o encontro, o cônsul destacou o potencial da economia de SC, sobretudo nos setores do agronegócio, alimentos e tecnologia, para conquistar novos espaços no país asiático. Os parlamentares reforçaram a disposição do estado em ampliar parcerias comerciais e industriais com empresas chinesas.
A comitiva foi composta pelo vice-presidente da Alesc, deputado Fernando Krelling (MDB), e pelos deputados Mauro De Nadal (MDB), Fabiano da Luz (PT) e Rodrigo Minotto (PDT).
Avanços estratégicos
Entre os principais resultados da missão está a possibilidade de instalação de uma montadora de carros elétricos no estado. O tema foi discutido em reunião com executivos da empresa JMEV, no último domingo (22), em Pequim. A proposta havia sido apresentada dias antes, em Nanchang, sede da montadora e capital da província de Jiangxi.
A empresa demonstrou interesse nas potencialidades de SC, especialmente nos setores de tecnologia, metal-mecânica e inovação — áreas que se alinham ao projeto de expansão da JMEV no mercado global de veículos elétricos.
Outro destaque da missão foi a proposta de regionalização do protocolo sanitário brasileiro. Atualmente, um foco de doença animal em qualquer estado resulta na suspensão nacional das exportações para a China. Os deputados sugeriram que apenas o estado afetado tenha as exportações suspensas, desde que as demais unidades federativas comprovem a sanidade de seus produtos.
Santa Catarina, que é referência na produção e exportação de carne suína e de frango, seria uma das principais beneficiadas com a mudança.
Fortalecimento de laços culturais e econômicos
No dia 18 de junho, a comitiva esteve na província de Shanxi, onde participou de uma reunião com o vice-presidente do Congresso local, Luo Qingyu. O encontro serviu para estreitar os laços culturais e reforçar possibilidades de intercâmbios econômicos e tecnológicos.
Os deputados também visitaram a sede da TZCO, uma das maiores fabricantes de equipamentos pesados do mundo, onde apresentaram o potencial catarinense para receber novos investimentos no setor de infraestrutura e tecnologia industrial.
A missão oficial reforça a estratégia de internacionalização da economia de Santa Catarina e o interesse do Legislativo em contribuir diretamente para a atração de investimentos e o fortalecimento das exportações.