PL prepara 2026
O PL, sob o comando do coordenador regional André Fernandes, fez uma reunião com as lideranças regionais. Em pauta, a definição das Comissões Executivas Municipais, que deverão ser enviadas neste mês ao PL Estadual, partido que tem como estratégia manter executivas ativas e não os diretórios. A vereadora de Meleiro que cumpre segundo mandato, Morgana Figueiredo, foi apresentada como nova coordenação do PL Jovem.
A reunião contou com a presença dos prefeito de Meleiro, Anderson “Nino” Scarduelli, e de Ermo, Paulinho Della Vecchia, e o vice prefeito de Praia Grande, Elizeu Espíndola Pereira, o Colonão, e a diretora regional de Saúde, Ariete Minetto, além de presidentes municipais e vereadores.
Jovens na política
No último final de semana, no sábado (14), em Lages, aconteceu o 2º Encontro Estadual da Juventude do Progressistas, que reuniu jovens lideranças de diversas regiões de Santa Catarina. O evento teve como tema central “A importância da Juventude e da renovação na política”, e a palestra “Valores que nos unem”, que abordou princípios, ética e participação cidadã.
No Encontro Sombrio foi representado pelo vereador Zé Artur (PP), pelo suplente de vereador Eduardo Oliveira (Duda) e por Rafael Lupim, membro da Juventude Progressistas (JPP) municipal, que tiveram a oportunidade de debater estratégias para fortalecer o movimento jovem dentro do partido.
Os deputados estaduais do PP Zé Milton e Altair Silva, que tem apoio da Juventude do PP para mudança no comando do partido estiveram presentes e trataram das eleições de 2026.
Republicanos herda cargo
Depois da saída de Diego Pires (União Brasil) coube ao Republicanos a indicação do novo adjunto da Agricultura em Araranguá. Assume Wanderley Luciano Nagel que já ocupou uma diretoria no Samae de Araranguá e a Secretaria de Administração de Balneário Arroio do Silva na gestão de Juscelino Guimarães, o Mineiro (PSDB).
Prefeita desconvocada
Na última sessão da Câmara de Vereadores de Sombrio foi reprovado um requerimento de convocação da prefeita Gislaine Cunha (MDB) para esclarecer sobre o contrato de concessão da água e esgoto.
Academia para prefeitos da FECAM
Os prefeitos dos 295 municípios catarinenses terão a oportunidade de aperfeiçoamento enquanto gestores públicos por meio da Academia Limpe, criada pelo deputado estadual Mário Motta (PSD) nas eleições municipais de 2024, com o objetivo de capacitar, principalmente, jovens candidatos. O programa foi cedido à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), após um pedido do presidente e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD). A Academia envolve instituições como a Câmara dos Deputados, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), dentre outras, que irão ceder servidores e lideranças para a gravação das videoaulas.