Search

Guilherme Raulino Brasil recebe título de Cidadão Honorário de Araranguá

Em sessão solene realizada na noite desta segunda-feira (16), a Câmara de Vereadores de Araranguá concedeu o título de Cidadão Honorário ao cirurgião bucomaxilofacial Guilherme Henrique Raulino Brasil. A homenagem foi proposta pelo vereador Samuel Jesuíno, autor do Projeto de Decreto Legislativo nº 006/2025, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo profissional à cidade.

Natural de Palhoça, Guilherme teve uma infância marcada por dificuldades financeiras, trabalhando desde pequeno com o padrasto na pesca, como servente de pedreiro e vendendo picolés. Apesar dos obstáculos, nunca deixou de estudar e, com muito esforço, conquistou o sonho de se tornar cirurgião.

Hoje, à frente da Clínica Raulino Brasil, no Residencial Açores, ele realiza cerca de 100 procedimentos por mês, emprega mais de 30 pessoas e ainda movimenta a economia local com a contratação de serviços da rede hoteleira e do comércio. Guilherme também coordena o Projeto Leozinho, que oferece cirurgias gratuitas a pacientes com deformidades na face vindos de diferentes estados do Brasil.

Durante a cerimônia, o vereador Samuel Jesuíno destacou a trajetória inspiradora do homenageado e sua contribuição para Araranguá. “Mesmo com tantas limitações, nunca desistiu de estudar. Seu sonho foi construído aos poucos, e hoje é um exemplo de superação e compromisso social.”

Emocionado, Guilherme agradeceu à cidade e anunciou o início do Projeto Orelhinha, que atenderá gratuitamente cerca de 80 crianças da rede pública de Araranguá e Arroio do Silva com cirurgias corretivas nas orelhas. A motivação, segundo ele, veio da lembrança da irmã, que sofreu na infância por não ter acesso ao procedimento.

“Se não fizermos essas cirurgias, essas pessoas vão ficar esquecidas. Não levo nada dessa vida, mas quero deixar um legado, uma história. E é isso que estou construindo aqui em Araranguá”, concluiu o cirurgião.