A cidade de Sombrio se prepara para receber a 23ª edição do Desafio de Santo Antônio de Ciclismo, um dos eventos mais tradicionais do estado de Santa Catarina. A prova, que teve sua primeira edição em 1986, retorna em 2025 com um novo formato, resgatando o espírito das edições iniciais. A largada está marcada para o dia 30 de agosto, às 15 horas, em frente ao ginásio Rogério Valério, no bairro Parque das Avenidas.
Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e do Departamento Municipal de Esportes, o evento deste ano apresenta um circuito urbano de 5 voltas de 8 km, totalizando 40 km em pista 100% asfaltada. A competição será exclusiva para bikes speed, com participação limitada a 150 atletas.
A largada será única e o trajeto contará com apoio de batedores, fechamento de ruas, staffs, além do suporte do Departamento de Trânsito de Sombrio (Detrasom) e da Polícia Militar, garantindo a segurança dos participantes.
Além de celebrar a tradição do ciclismo, o Desafio de Santo Antônio servirá como pré-classificatória para o JASC (Jogos Abertos de Santa Catarina) na modalidade Ciclismo Estrada.
As inscrições estão abertas no site www.lmdeventosesportivos.com.br. Os atletas poderão retirar seus kits nos dias 23 e 30 de agosto na loja Mattric Bikes (das 9h às 12h), e no dia do evento, das 13h30 às 14h30, no local da largada.
Todos os participantes receberão medalha, e os três primeiros colocados em cada categoria por idade serão premiados com troféus. O campeão geral receberá o tradicional troféu “Os Campeões”, que traz gravados os nomes de todos os vencedores das edições anteriores.
Fábio Rocha, gerente de Esportes de Sombrio, destaca a importância do evento:
“É um orgulho muito grande ver o Desafio de Santo Antônio manter sua tradição e, ao mesmo tempo, se reinventar. Este ano, ao trazermos o circuito para dentro da cidade, conseguimos valorizar ainda mais o envolvimento da comunidade e a segurança dos atletas. Esperamos um evento de alto nível técnico, com muito esporte e integração.”