O Progressistas do Extremo Sul de Santa Catarina está colocando na rua o “bloco das candidaturas a deputado federal e estadual”. O deputado estadual José Milton Scheffer (PP) e o prefeito de Balneário Arroio do Silva, Evandro Scaini (PP), começaram nesta última semana um roteiro de visitas para falar do processo eleitoral de 2026.
A definição nacional de uma federação entre Progressistas e União Brasil (2025 a 2028) fortalece estas duas pré-candidaturas já que os votos e ambos os partidos contam juntos para a federação. O PP não elegeu deputado em 2022, mas o União sim. Agora, em tese, ambos juntos devem conquistar pelo menos uma cadeira de cada. No caso da Assembleia Legislativa, são três deputados no atual mandato: Altair Silva pelo Oeste; Pepê Collaço pela Amurel; e Zé Milton pela Amesc. Aumentaram as chances de o PP manter pelo menos as três cadeiras.
Outro ponto que deve ajudar no projeto é a possível eleição de Zé Milton como presidente estadual do partido, hoje comandado pelo sombriense Leodegar Tiscoski. Depois da reunião que aconteceu entre o senador Esperidião Amin, federal Fábio Schiochet, 3 deputados estaduais do PP e 3 do União Brasil na última semana os ânimos estão mais calmos e isso pode favorecer a um acordo para a bancada e a juventude ampliarem o espaço de decisão no PP.
Roteiro na Amesc
A conversas com as lideranças do PP regional iniciou por Praia Grande na quinta-feira (5/6) e encerrou em Balneário Arroio do Silva na tarde de sábado (7/6).
Em Araranguá, presença da maioria das lideranças (Márcio Tubinho, Hilson Sasso, Daniel Viriato, Dilnei Almeida, vereadores Douglas Michels e Diran Drewke, entre outros). Exceção apenas o ex prefeito Mariano Mazzuco Neto, que estava em viagem.
“Mais de 50 pessoas do Diretório deram aval para as candidaturas a federal e estadual”, disse o vereador Douglas Michels.