Search

Agentes de Saúde de Sombrio recebem capacitação para intensificar combate à dengue

A Prefeitura de Sombrio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo a capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) para reforçar o combate à dengue. A formação foi ministrada pela enfermeira Alice Inácio, coordenadora do programa municipal da dengue.

Durante o treinamento, os profissionais foram orientados a intensificar a identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti durante as visitas domiciliares de rotina. Além da inspeção, os agentes estão preparados para orientar as famílias quanto aos cuidados necessários, como o uso de repelente, a vistoria semanal nos quintais e o descarte correto de recipientes que possam acumular água.

O município também conta com cinco agentes de endemias que atuam em ações de controle, pesquisa e orientação. Embora a vacina contra a dengue já esteja disponível pelo SUS, ela ainda não chegou a Sombrio, sendo, neste momento, destinada apenas a cidades com maior número de casos confirmados.

A enfermeira Aline alertou para a importância da busca por atendimento médico em casos suspeitos. “Quando o paciente apresenta sintomas, iniciamos uma investigação vetorial com base nos locais que frequentou antes e depois da manifestação dos sinais”, explicou.

Atualmente, Sombrio registra um caso confirmado de dengue, com provável infecção ocorrida em Porto Alegre (RS). Mesmo assim, a prefeita Gislaine Cunha reforça a necessidade de vigilância. “A prevenção continua sendo a melhor estratégia e a população sombriense é nossa principal parceira no combate à dengue”, declarou.

Denúncias de possíveis focos do mosquito podem ser feitas pelo Disque Dengue: (48) 99330-0107.