Em um movimento inédito de integração tecnológica entre órgãos de controle, os Tribunais de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) e do Paraná (TCE/PR) firmaram, na última sexta-feira (23), um acordo de cooperação técnica para compartilhar gratuitamente sistemas de fiscalização. A parceria prevê a troca de plataformas com uso de inteligência artificial, como o VigIA, do TCE/SC, e o Integra, desenvolvido pelo TCE/PR.
Os sistemas visam otimizar auditorias, detectar irregularidades em licitações com mais agilidade e padronizar procedimentos, proporcionando economia de recursos públicos e maior eficiência. O acordo foi oficializado em Curitiba, durante a 5ª Semana de Integração do TCE/PR.
Para Nilsom Zanatto, diretor do TCE/SC, a troca de soluções encurta caminhos operacionais e qualifica o serviço público: “O compartilhamento pode reduzir custos e trazer resultados mais rápidos”. Já o presidente do TCE/PR, conselheiro Ivens Linhares, destacou a importância da inteligência artificial no aperfeiçoamento da fiscalização. A parceria já foi aprovada por unanimidade nos plenários das duas instituições.