Search

Passagem de Chiodini por Araranguá deve render frutos políticos e investimentos para a região

O encontro regional do MDB Mulher em Araranguá, que aconteceu na sexta-feira (11), serviu para mobilizar o partido e trazer uma injeção de ânimos nas lideranças femininas regionais às vésperas das eleições que irão definir Governo do Estado, vice governador, 2 senadores (1 cadeira ocupada pela viúva de Luiz Henrique da Silva, Ivete Appel da Silveira), deputados federais e estaduais.

Nesta pegada, o evento foi bastante prestigiado, mas também porque o MDB está vivendo um bom momento no comando de 4 dos principais municípios entre os 15 do Vale do Araranguá: Araranguá, Sombrio e Turvo e Jacinto Machado – o maior de todos em extensão territorial. Além disso, é do MDB, a única prefeitura gerida por uma mulher – Gislaine Cunha, em Sombrio.

O encontro aconteceu sob o comando da presidente do MDB Mulher, a secretária de Assistência Social e Habitação de Araranguá Dione Ramos Cesa, primeira-dama do município, no Salão Paroquial do bairro Vila São José, em Araranguá. Além de Gislaine Cunha, Lucy Zilli, compareceram a deputada em exercício e presidente estadual do MDB Mulher, Dirce Heiderscheidt, a ex deputada estadual Ada de Lucca, a coordenadora regional do MDB Mulher, Rosa Maria Espíndola, e lideranças do Sul do estado.
Mas não foram apenas as mulheres que compareceram. O encontro teve a participação do deputado federal licenciado Carlos Chiodini (presidente estadual e vice nacional do MDB, atual secretário de Agricultura); deputado estadual Tiago Zilli, prefeito de Araranguá César Cesa, presidente da Câmara de Vereadores Paulinho Souza, além do pré-candidato a deputado estadual da Amrec, delegado Jorge Koch.

 

O vereador Joel Casagrande (MDB), que cumpriu agenda na região no dia do evento do MDB Mulher junto do Carlos Chiodini (MDB), ofereceu um jantar ao secretário em sua casa. Participaram lideranças políticas do MDB local, como o prefeito Cesar Cesa e secretários e mais o delegado Jorge Koch, indicado pelo deputado Volnei Weber para substitui-lo como candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa.

O diretor geral do Samae – Jairinho Costa, que muitos já tratam como figura certa para estar no MDB, também participou do encontro.

O ex vice prefeito Ênio Rosa, do Haras Araranguá, presenteou Chiodini por ter trazido emendas para ecoterapia pelo quarto ano seguido.

O secretário Chiodini ouviu pedido de demandas para o agronegócio e para destravar o desassoreamento da Lagoa do Caverá. O deputado ficou de trazer recursos para estes temas. Um deles deverá ser a pavimentação de estradas do interior com recursos do Programa Terra Boa, do Governo do Estado. Certamente, o mandato do deputado Vampiro (MDB), seu suplente, também deverá dar atenção a demandas do prefeito Cesar.

Chiodini, que era o principal nome do MDB para uma chapa majoritária, em tese, deverá ser o nome do partido para a vaga de vice governador na chapa de Jorginho Mello (PL) se a chapa PL – MDB – Republicanos se mantiver unida até o pleito de 2026.