O Corpo de Bombeiros de Criciúma atendeu na noite de sábado (22) a um chamado para combater um incêndio no prédio da reitoria da Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina – Unesc.
Duas viaturas foram deslocadas por volta de 23h30min até o bairro Universitário – conforme informações apuradas pelo portal 4oito.
O incêndio aconteceu na edificação em área de alvenaria, com o fogo restrito a sala do prédio da reitoria, em um espaço de 8 metros quadrados que fica no segundo pavimento da Universidade.
No momento da chegada da guarnição haviam dois vigilantes trabalhando para conter as chamas com a utilização de extintores da universidade. No entanto, a grande quantidade de fumaça presente no local dificultou a sua ação e o fogo acabou não sendo totalmente controlado.
A guarnição iniciou a operação arrombando a porta do quadro de disjuntores no térreo para desligar toda a energia elétrica do prédio. Em seguida a equipe acessou o pavimento afetado e estabeleceu uma linha de ataque com o uso do “sistema hidráulico preventivo da edificação” e prontamente iniciou o combate às chamas. Precisaram ser usados cerca de 100 litros de água.
O fogo estava concentrado atrás de uma mesa de escritório, local onde havia um computador e uma tomada de energia. Após a extinção completa do incêndio, foi realizada a abertura de todas as janelas do pavimento para a ventilação do ambiente, utilizando ventilação de pressão positiva para a dispersão dos gases e de fuligem que foram gerados pelo incêndio.
Os danos provocados pelo fogo resultaram na destruição total da sala atingida, comprometendo integralmente os móveis e os equipamentos eletrônicos presentes. Além disso, os gases aquecidos provocaram o derretimento da tampa de um climatizador localizado no hall próximo a sala e contaminaram todo o pavimento, sujando tetos, paredes e o piso com fuligem.
Após a verificação da segurança do local, foram prestadas orientações aos responsáveis, incluindo o desligamento completo da energia elétrica do bloco e o isolamento da área para posterior inspeção.
Fotos: portal 4oito