Passava das 11 horas da manhã de sábado (22) quando o Corpo de Bombeiros Militar de Araranguá, por meio de suas guarnições, foi acionado para combater um incêndio em vegetação alta em área de reflorestamento de eucalipto, na região da Praia dos Golfinhos, na zona oeste, na estrada geral. A área de queimada era de cerca de 10 hectares.
Por causa do difícil acesso foi solicitado apoio à Secretaria de Obras do município de Balneário Arroio do Silva, que cedeu duas máquinas pesadas. Também foram utilizados abafadores, bombas costais e sopradores na extinção das chamas.
As guarnições só deixaram o local após verificar que não havia mais risco ao reflorestamento, que é uma área de propriedade privada. O incêndio foi contido por volta das 18horas.
A operação aconteceu sob o comando do Sargento BM Éverton, que contou com o apoio do vereador Sargento Clailton de Oliveira (PL) na intermediação junto ao poder público municipal. Os operadores das máquinas Alexandre e Fernando trabalharam a tarde toda no combate ao incêndio e foram fundamentais para ajudar os bombeiros a controlar o incêndio.
Em uma postagem em suas redes sociais o vereador Claiton se manifestou:
“Nosso pessoal tem que ter cuidado em colocar fogo e depois não conseguir controlar o estrago [….] Temos muitas pessoas que colocam fogo em lixo ou vegetação, aí não conseguem controlar e as proporções depois são incalculáveis para fauna e flora, sem contar que ser der um incêndio em residência, ou mesmo um acidente com vítima presa em ferragens, o tempo de resposta para atendimento vai demorar. Depois não adianta reclamar da demora dos bombeiros. Temos que ter consciência que em tempo de estiagem, um pequeno fogo em lixo pode ter uma proporção grande [….].
Felizmente a operação acabou encerrando com sucesso, mas poderia ter causado danos.