Vereador de Sombrio participa do II Seminário de Mudanças Climáticas em Florianópolis, que tem como objetivo reforçar a conscientização e a tomada de medidas contra mudanças climáticas”.
O “Seminário Mudanças Climáticas: Ciência, Lei e Ação para um Futuro Sustentável”, promovido pelo GEDCLIMA, na capital do estado, nos dias 13 e 14 de março, ldestacou a urgência de compreender e enfrentar os impactos das mudanças climáticas e reforçou a necessidade de aprimorar a governança ambiental.
Ao final do evento foi assinada a “II Carta do Seminário”, um compromisso entre órgãos públicos e sociedade civil para fortalecer a integração e a Justiça Socioambiental.
O Subprocurador-Geral de Justiça, Paulo Antonio Locatelli, ressaltou a importância do documento, iniciado em 2024, como ferramenta de orientação para ações preventivas e educativas.
O seminário também abordou a necessidade de se combater a desinformação e destacar que a conscientização não deve ser alarmista, mas baseada em informações fidedignas e palpáveis. Especialistas ressaltaram a importância de políticas públicas eficazes, aprimoramento da legislação e investimentos em infraestrutura sustentável para mitigar os impactos socioeconômicos dos eventos climáticos extremos.
O vereador de Sombrio, Dion Elias (PP), esteve presente no evento em busca de mais conhecimento e ideias para compartilhar com a comunidade. Além disso, o parlamentar pode trazer informações sobre o tema e com isso pode pensar em políticas publicas para melhorias no município.
“Esses dois dias do segundo seminário do clima foram de muito aprendizado. Parabéns ao Ministério Público de Santa Catarina por oportunizar a todos os entes das comunidades, setores e esferas envolvidas com as políticas públicas. Neste seminário aprendemos muito sobre a grande necessidade de cuidarmos do meio ambiente e da importância de fazermos a diferença em nossas cidades, combatendo o aquecimento global desenfreado pela mãos da ação humana. Precisamos urgentemente tomar decisões e criar políticas públicas para garantir o futuro das nossas gerações”, destacou Dion Elias.
A iniciativa aconteceu na semana que antecedeu o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, celebrado em 16 de março, data que marca a assinatura do Protocolo de Quioto. O GEDCLIMA, criado há um ano, reforça seu compromisso com a defesa dos direitos relacionados a desastres socioambientais e mudanças climáticas, buscando soluções sustentáveis para um futuro mais resiliente.