União Brasil pretende ter nome para disputa de cadeiras na Alesc e Câmara Federal
A Executiva do União Brasil de Araranguá se reuniu na noite desta segunda-feira (11/3) para avaliar o trabalho dos nomes indicados pelo partido pra ocupar espaço no Executivo e também para tratar das eleições de 2026.
O presidente do partido em Santa Catarina, deputado federal Fábio Schiochett, chegou a sondar o deputado estadual Antídio Lunelli sobre a possibilidade de tê-lo como candidato a governador pela sigla e trabalha para montar uma nominata forte de candidatos a deputados em todo o estado.
O União Brasil foi instado a ter candidatos a deputado na Amesc e deu mostras de que deverá ter nomes para apresentar. O partido deverá indicar o vereador Samuel Nunes, o Samuca, como candidato a deputado estadual por Araranguá. Nomes como do ex vereador Luciano Pires e Diego Pires também devem ser colocados na balança. Diego inclusive foi candidato a deputado federal em 2022.
No ano passado o nome da ex vereadora por Maracajá, Edilane Rocha Nicoleite, também foi cogitado para esta vaga a deputada estadual ou então a deputada federal, o que seria uma boa novidade para o União Brasil.
Coordenadora da JMDB
A Juventude do MDB – JMDB, tem encontro estadual marcado para dia 15 de março em Videira. Neste encontro a vereadora de Balneário Gaivota, Jussara Mattos, será empossada como membro da Executiva Estadual e como coordenador da JMDB do Vale do Araranguá.
‘Moção de Apelo’ ao Governador
Os 15 vereadores de Araranguá aprovaram moção para entregar ao Governo do Estado para que reveja o edital de concursos de projetos para a gestão do Hospital Regional de Araranguá (HRA), em conjunto com os secretários de saúde da Amesc. Na quinta-feira, dia 13 de março, acontece uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores para tratar do tema Hospital Regional de Araranguá.
Caos: fila nos pedágios
A CCR Via Costeira está na mira da população que usa as praças de pedágio. O tema foi debatido em mais um requerimento do Poder Legislativo de Araranguá (pelo vereador Juliandro Jacques/Republicanos).
O lixo que gerou debate
O tema destinação de lixos em Araranguá – móveis, madeiras, material de construção (Júnior Bailão/MDB), gerou muito debate entre os vereadores. A limpeza de terrenos baldios também com cobrança de proprietários cruzou o tema. O delegado/vereador Jorge Giraldi (Republicanos) falou sobre a necessidade de fiscalização na entrega do lixo.
Abertura da XV
O presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, Pedro Paulo de Souza (PSD), fez uma indicação para o paço municipal abrir a Avenida XV de Novembro para além do Hospital da Unimed. Trata-se de uma batalha porque são em torno de 4 km que dependem de indenização de diversos imóveis no trajeto, porém, é o futuro da cidade.
Reeleição na Unesc
Eleição nesta terça, dia 11/03, elegeu a dupla Luciane Ceretta (reitora) e a Gisele Coelho Lopes (vice-reitora) para seguir a frente da Unesc, com quase 12 mil votos na chapa única.
Na sessão desta segunda-feira (10), o vereador Mano do Morro (PSD), fez um requerimento para chamar a reitora da Unesc Luciane Ceretta, depois de reeleita, para uma apresentação dos trabalhos da Universidade.
Combate ao câncer
O vereador Joel Casagrande (MDB) também solicitou a presença da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) em uma sessão da Câmara (deve ser na próxima segunda-feira, 17/03).
Sem dinheiro público
Mesmo aprovado o valor de R$ 50 mil pela Câmara de Araranguá, o Rodeio Internacional do CTG Crioulos do Caverá, encerrado neste final de semana, ficou sem a doação por parte da Administração. Orientação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi contra dinheiro para entidade privada e a Prefeitura cancelou a verba.
Limpeza do rio
Sábado, 15 de março, o Projeto Arco Íris, organizado pela Fundação Ambiental do Município de Araranguá – FAMA, promove um mutirão de limpeza do Rio Araranguá.
Conselheiro político se despede
Na última semana, em plena quarta-feira de cinzas, 5 de março, Araranguá se despediu de Naor Batista, que estava com 90 anos de idade. Muito conhecido no meio político, foi proprietário de uma das primeiras padarias de Araranguá, Naor chegou a ser diretor geral do Samae nos anos 80. Era avô do ex-vereador Igor Batista Gomes (PSD) e sogro do ex-vereador Tico Batista (MDB), e conselheiro político de muitas lideranças ao longo de sua história.
Lula quer mais política
A deputada Gleise Hoffmann, que irá deixar o comando do PT nacional, assumiu o ministério da Articulação, no lugar do ministro Padilha, que volta a comandar a pasta da Saúde. Assumem com a missão de melhor a imagem do governo no Congresso Nacional e também nal
Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30
O deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), presidente da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30, fez o lançamento nesta quarta-feira, dia 12, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.
Com o intuito de discutir a sustentabilidade ambiental e o modelo catarinense de produção agropecuária, a Frente Parlamentar para o fortalecimento da COP 30 – Belém/Pará 2025, coloca em relevância o meio ambiente, a sustentabilidade e acima de tudo, a produção de alimentos para o mundo, que é a grande bandeira do Brasil.
O deputado destaca que a proposta é levar o exemplo de Santa Catarina para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, que será realizada em Belém, no Pará, em novembro de 2025.
“Nossa sugestão é para que os estados apresentem o que estão fazendo para a preservar o meio ambiente e garantir a produtividade. E não tem como tratar deste assunto sem falar do cooperativismo e do agronegócio que, com certeza, serão as pautas principais a serem discutidas quando o tema se volta para o desenvolvimento e à preservação. Por meio da Frente, vamos buscar o contato com os demais estados brasileiros”, afirma De Nadal.
Encontros em Belém
Em janeiro deste ano, o deputado catarinense esteve em Belém, onde foi recebido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará, deputado Chicão (MDB) e pela vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, Coordenadora Estadual da COP 30. Na ocasião, foi discutida a participação do Parlamento Catarinense no evento, em novembro.
Membros da Frente
Fazem parte da Frente Parlamentar de fortalecimento da COP 30 os deputados estaduais Fernando Krelling (MDB), Padre Pedro Baldissera (PT), Fabiano da Luz (PT), Maurício Eskudlark (PL), Rodrigo Minotto (PDT), Antídio Lunelli (MDB), Tiago Zilli (MDB), Volnei Weber (MDB), Neodi Saretta (PT), Sergio Motta (Republicanos), Marquito (Psol), Mario Motta (PSD), Ivan Naatz (PL) e Mauro de Nadal (MDB).