Search

Em Araranguá, Zé Milton fala com lideranças e futuro político para 2026

O deputado estadual José Milton (PP) esteve reunido com a Comissão Executiva do Progressistas em Araranguá, que está sob a presidência de José Márcio Scarsanella – o Márcio Tubinho (PP), que foi candidato a prefeito em 2024, e com o ex vereador José Hilson Sasso (PP) de vice presidente.

A reunião serviu para atualizar as lideranças do PP sobre o momento atual do partido no estado, onde há ainda uma indefinição de qual rumo irá tomar em 2026, quando encerra o mandado do senador Esperidião Amin (PP), maior nome do partido em Santa Catarina. Amin pode concorrer a uma das duas vagas que se abrem no Senado (Amin e Ivete Appel da Silveira encerram mandato em 2026), ou ainda disputar uma cadeira como deputado federal para ser o “puxador de votos” da sigla, que ficou sem deputado em 2022 justamente porque faltou completar 80%  dos votos da legenda.

Se no estado Leodegar Tiscoski segue como presidente, ainda sem data para troca de comando, em Araranguá fica confirmada a prorrogação de Márcio Tubinho na presidência até final de 2026. Isto porque foi prorrogado o prazo das Executivas em todo estado para 3 anos.

Quanto ao destino de Zé Milton nas próximas eleições, o deputado fixou o mês de abril como prazo máximo para definir se vai mesmo buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados ou tenta o quinto mandato na Assembleia Legislativa. Ou ainda, se sai da disputa para apoiar outro nome. No caso, o prefeito de Balneário Arroio do Silva, é o nome da vez para ocupar o espaço, mas o ex prefeito de Timbé do Sul, Betinho Biava, e o ex prefeito de Meleiro Jonnei Zanette seguem lembrados pelos partidários como potencial nome para buscar vaga na Alesc.

Pelo que foi dito, pelos sinais apresentados Zé Milton vai mesmo ser candidato a deputado federal se for pelo PP. Houve até uma sondagem do PSD para que Zé Milton pudesse ser o nome do partido para a Câmara dos Deputados, mas o assunto praticamente sepultado ou, por ora, fica guardado na geladeira.