Disputa pela Câmara Federal na Região Sul
Na coletiva de imprensa que concedeu à imprensa logo após a posse como presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Júlio Cesar Garcia (PSD) disse que já tomou a decisão de ser candidato a deputado federal nas próximas eleições. Nega interesse em participar da chapa majoritária (governador, vice ou senador). Brincou, mas disse textualmente que é “candidato a federal.com.br e ponto”.
A candidatura de Júlio deve contrastar com outras que foram a federal em 2022 como Ricardo Guidi (PL) e Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Ada de Lucca (MDB). Guidi e Vampiro devem concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa em 2026.
Caso isso se confirme, o espaço para a candidatura de Zé Milton (PP) a federal em dobradinha com Evandro Scaini (PP) a estadual terá pode ter um caminho bem possível.
Amesc quer voltar a ter federal
Criciúma deverá ter um nome para Câmara Federal, para dobradinha com os 3 candidatos do MDB no Sul – Volnei Weber (Amurel), Vamiro (Amrec) e Tiago Zilli (Amesc).
O PP, da mesma forma teria Zé Milton a federal com 3 nomes a estadual: Scaini (Amesc), um nome da Amrec, e Pepê Colaço (Amurel).
O PL do Sul deverá ter Júlia Zanatta ao Senado, Daniel Freitas a federal, Ricardo Guidi a estadual, com mais um nome da Amesc (em 2022 foi Andresa Ribeiro) e um da Amurel (em 2022 foi Estener Soratto).
Já o PSDB de Santa Catarina – que respira por aparelhos, terá uma missão difícil pela frente. Marcos Vieira já disse que vai mudar de posto – disse que vai a governador para tentar uma vaga de vice ou ao Senado. Geovania de Sá deve deixar o PSDB pelo PSD. Se isso acontecer, ou ela entra numa majoritária ou disputa novamente a federal. Neste cenário, Júlio Garcia e Geovânia não devem disputar a vaga no Sul do Estado – cabe apenas um.
Boeira e a esquerda
Há ainda o caso do ex deputado federal Jorge Boeira (sem partido) que pode vir a ser candidato novamente, desde que encontre um caminho viável. Boeira foi deputado pelo PT e pelo PP, candidato a governador em 2022 pelo PDT, e deve buscar uma nova sigla para disputar as eleições.
A esquerda, por sua vez, não tem deputado do sul desde a eleição de Boeira pelo Partido dos Trabalhadores.
PDT e PT podem lançar nomes para tentar recuperar terreno, muito embora o bolsonarismo e a direita tenham ampliado seu espaço nos últimos anos em Santa Catarina.
Paulinha lidera 5 deputados
O bloco Podemos (3 deputados), Novo (1) e Republicanos (1), indicou a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos) como líder. O Podemos que conseguiu indicar o deputado Lucas Neves para a Mesa da Alesc.
Weber líder da bancada
O deputado estadual Volnei Weber, em segundo mandato, assumiu a liderança do MDB na Assembleia Legislativa. O MDB que forma com o PSDB um bloco com 8 deputados.
Poder Legislativo une PL e PT
Apesar de o PL e PT discursarem ‘um contra o outro’ nas ruas, em todo o país houve acordos legislativos para abrigar ambas as siglas.
Começando pelo Senado Federal, onde o presidente Davi Alcolumbre (União Brasil) terá como primeiro vice-presidente Eduardo Gomes (PL-TO) e segundo-vice-presidente ficou com o senador Humberto Costa (PT-PE).
Na Câmara dos deputados o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) terá como vice-presidente Altineu Cortes (PL/RJ) e na 1ª Secretaria Carlos Veras (PT/CE). Discordaram do acordo na Câmara um parlamentar da direita, Marcel Hatten (Novo), e da esquerda, Pastor Henrique Vieira (Psol).
Em Santa Catarina não foi diferente. O presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD), na mesa diretora o padre Pedro Baldissera (PT) e também Ana Campagnolo (PL).
Empossada diretoria da Abhra
Roberto Rebelo (presidente), Henrique Besser (vice-presidente), Alba Marcelino (Secretária), Maria Tezza Destro (vice secretaria), Amarante Jairo Mattos (Tesoureiro) e Célio da Silva (vice tesoureiro).
Exoneração no governo
O servidor de carreira Afranio Alfredo Ronconi, não é mais o secretário de Governo. Foi exonerado enquanto tramitava o projeto de Reforma Administrativa na Câmara.
Por sinal, os vereadores aprovaram a ampla reforma apresentada pelo prefeito César Cesa (MDB).
Posse marcada na OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Araranguá marcou a cerimônia de posse da nova diretoria, sob o comando do presidente Rafael de Oliveira e vice Larissa Costa, para dia 12 de fevereiro de 2025, às 19h, na sede da subseção. Será na Sede da OAB Subseção de Araranguá.
Câmara começa com BO
A segunda sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Maracajá, terça (04/02), virou caso de polícia com boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia. A advogada do município, Carini Darós Barcelos fez o BO contra a vereadora Diani Martins Bosa Pereira, da Diani do Zica (PSD). A sessão era para tratar do Plano de cargos e salários e definição de funções dos servidores públicos e mudanças no estatuto do magistério e secretarias. Os projetos foram aprovados com apenas 2 votos contra. Depois da sessão teve bate-boca. Diani Martins é do partido do prefeito Anibal Brambila (PSD).
Bancada do PP-Sombrio se alinha
Com o início do ano legislativo segunda-feira (3), a bancada do Progressistas de Sombrio se reuniu para definir estratégias e fortalecer sua atuação no município. Os vereadores Dion Elias, Dizo e Zé Artur, se encontraram com o vice-presidente do partido, Nano Freitas, o assessor Lisandro Darós, e membros da Executiva. Na pauta, a
liderança da sigla na Câmara, comissões legislativas e o alinhamento de pautas.
Tucanos na capital
Os prefeitos do PSDB, Almides da Rosa (Santa Rosa do Sul) e Kekinha dos Santos (Balneário Gaivota), cumpriram agenda na capital do estado em busca de recursos do Governo do Estado e Assembleia Legislativa.
Agronegócio em pauta
O presidente da Câmara de Vereadores de Turvo, Rogério Dagostin (PP), recebeu a visita do secretário de Estado da Agricultura de Santa Catarina.
“Esta foi uma grande oportunidade de conversar de forma informal e ao mesmo tempo tranquila, com o secretário. Falamos sobre vários assuntos e tenho certeza que refletirá sobre todos eles. É sempre muito bom poder receber o representante da pasta estadual que estamos fortemente ligados”, destacou o vereador.
Busca de verbas para Sombrio
Representantes do PL de Sombrio – Presidente da Câmara, Rafael da Silva – o Rafa (PL), o vereador Adriano Magrão (PL) e o diretor da Câmara Dangelo da Silva, aproveitaram a boa relação com o Governo do Estado e Alesc para pedir investimentos de R$ 7,5 milhões para o município. Os pedidos foram feitos ao Governo do Estado e Alesc.