Moisés assinou o convênio
O ano era 2020, o dia era 9 de junho, uma terça-feira, 9, quando Araranguá, comandada pelo então prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), alardeava uma de suas maiores conquistas, uma das obras mais vultosas. Naquele dia, sob o olhar atento do deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP), o então governador Carlos Moisés (ainda não filiado ao Republicanos) assinou convênio para o repasse de R$ 15,8 milhões (Programa Novos Rumos) para a construção da quarta ponte sobre o rio Araranguá – a juntar-se com a ponte da BR-101 acesso oeste, com a do trecho antigo da mesma 101, e com a Giácomo Mazzuco – conquistada noutra gestão de Mariano.
Com a redução de R$ 5,4 milhões nos custos, o convênio foi mantido, e a diferença foi usada para pavimentação de quase cinco quilômetros nos dois lados do rio.
Projeto feito, a licitação foi aberta, de uma ponte de 250 metros de extensão para ligar Morro dos Conventos ao Distrito de Hercílio Luz / e Balneário Ilhas. A empresa escolhida em licitação foi a Trilha, mas a empresa não conseguiu concluir as obras.
Pandemia eleva preço dos materiais
Dia 3 de janeiro de 2024 o município de Araranguá reuniu a sociedade civil organizada para apresentar a necessidade de investimentos necessários para retomada da obra, que teve o apoio maciço. Em seguida, a Câmara de Vereadores autorizou projeto que autorizada o prefeito César Cesa (MDB) a gastar R$ 3 milhões a mais dos cofres por causa do aumento no custo dos materiais. Dia 12 de janeiro de 2024, uma comitiva esteve com Jorginho Mello (PL) para pedir que o governador autorizasse o convênio total, mas o projeto não andou.
O município e o Governo do Estado chegaram a um acordo. Araranguá usou parte do convênio para o asfalto e as vigas que ficaram prontas. O saldo foi devlvido aos cofres do Estado.
O governador esteve em Araranguá na época das cheias que assolaram o Rio Grande do Sul e disse que tinha disposição de fazer a obra.
Com ‘novo projeto’ obra sai!
Esta semana, em uma reunião com os moradores de Ilhas, a deputada estadual Júlia Zanatta (PL) fez uma ligação telefônica com o secretário adjunto da Infraestrutura do Estado, Ricardo Grande, que disse que o governador Jorginho Mello (PL) autorizou o convênio, mas não recebeu o projeto do município de Araranguá.
O prefeito César Cesa (MDB) alegou secretário adjunto da Infraestrutura do Estado, que não entregou o projeto porque não foi solicitado, e acionou o MDB de Araranguá para falar com o secretário titular da Infraestrutura do Estado, Jerry Comper, que é o do MDB, para “arrumar este baralho”. Ficou acertado que Comper estará em Araranguá no início da manhã desta sexta-feira (31/01) para fechar o entendimento e tirar esta obra de vez do papel.