Gislaine na Amesc
Nesta quarta-feira, 8 de janeiro, a prefeita Gislaine Cunha (MDB) estará na sede da Amesc para acertar os detalhes da posse, que deverá ser marcada para o final do mês. A chapa já está montada e só falta passar pelo cartório para oficialização de todos os cargos.
Time do Júlio
Conforme a coluna de Karina Manarin, a chapa única da Mesa Diretora da Alesc está definida com Júlio Garcia (PSD) de presidente; com Fernando Kreling (MDB) de vice; Padre Pedro Baldissera (PT) segundo vice; Ana Campagnolo (PL) como 1ª secretária; e Marcos da Rosa (União Brasil) como 2º secretário. A 3ª secretaria fica com o Podemos (Lucas Neves) e Oscar Gutz (PL) na 4ª com Oscar Gutz (PL). A Alesc tem 40 deputados: 12 PL; 6 MDB; 4 PT; 3 PSD; 3 Podemos; 3 União Brasil; 3 PP, 2 PSDB; 1 Republicanos, 1 Novo, 1 Psol, 1 PDT. Se confirmada a chapa, a Mesa Diretora terá representantes das 6 maiores bancadas, e as menores de fora. Neste caso, o espaço em comissões é a saída para reduzir as diferenças.
Nas comissões Pepê Collaço (PP) pode ficar com a poderosa CCJ e Marcos Vieira (PSDB) novamente com a de Finanças.
Vice é nomeado secretário
Em Meleiro uma medida inicial foi tomada pela nova gestão para que o município seguisse sua rotina normal. O prefeito Nininho Scarduelli (PL) nomeou o vice-prefeito Jonas Ostetto (PL) como secretário de Administração e Finanças.
A medida serve para ganhar tempo até os devidos ajustes, já que as nomeações para o novo governo começam em fevereiro.
Nem o site oficial do município ainda foi alterado e a ainda permanece a estrutura da gestão Mattos/Cotoco.
Comissões em Fevereiro
Em Araranguá, sob a Presidência de Paulinho de Souza (MDB) a Câmara só volta do recesso em fevereiro. Até lá vai se discutindo a formação das comissões da casa, se fazendo as rescisões e ajustando os cargos em comissão dos eleitos – 9 deles novos.
OAB com César
O prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB), recebeu na tarde desta terça-feira, dia 7 de janeiro, a visita da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município.
A diretoria eleita para 2025-2027, liderada pelo presidente Rafael Vicente Roglio de Oliveira, discutiu com o prefeito temas de interesse mútuo e buacou fortalecer a parceria entre a OAB e a administração municipal.
Entre os temas debatidos, iniciativas para a valorização da advocacia e o apoio ao desenvolvimento da cidade, reafirmando o compromisso de ambas as instituições em trabalhar juntas pelo bem da comunidade.
A vice-presidente Larissa Maira Costa Von Muhlen, o secretário Marco Antônio Alborghetti, a secretária adjunta Maiara Caetano Daniel, a tesoureira Aline de Stefani da Silva Machado e o representante da CAASC (Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina) Everson Cleber Cardoso, também participaram do encontro que contou ainda com dois apoiadores da chapa, os advogados Marco Antônio Mota e André Alves, procurador do município .
Turvo só tem 1 secretário
Até agora o prefeito Heriberto Schmidt (MDB) nomeou apenas o Secretário de Administração. Trata-se de Janeo Picollo.
Ele e formado em Administração pela UNESC, foi suplente de vereador e vereador pelo MDB de Turvo. Tem experiência empresarial. Atuou em empresas como o Grupo Carlessi.
O prefeito teve diversas reuniões de transição com o grupo do ex prefeito Cirimbelli e está preparando as alterações que serão necessárias para tocar Tuvo pela quarta vez.
Por sinal, Heriberto será prefeito em um novo momento, em que são acessíveis recursos federais e estaduais, e tem trânsito em ambos.
Rogério Dagostin