Na última sessão ordinária de 2024 da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva – que encerra a atual legislatura, os vereadores aprovaram dois projetos de lei do presidente Elvio Zocche (PP). Um que cria a “Semana de Conscientização e Proteção aos Direitos dos Animais” e outro que “declara de utilidade pública a Associação Coral de Balneário Arroio do Silva”. Elvio faz parte das duas entidades. O presidente Antônio foi a tribuna para falar sobre o Coral.
Foi aprovado ainda o projeto da Mesa Diretora para extinção de cargos no Poder Legislativo. Em pauta ainda o Projeto do Executivo que estima a receita e fixa a despesa do município de Balneário Arroio do Silva para o exercício financeiro de 2025. Além disso, foram aprovadas indicações do vereador Clailton de Oliveira (PL) na área da mobilidade urbana e cuidado com idosos.
DESPEDIDAS
Usaram a tribuna para as despedidas 3 vereadores: Evaldo Caetano (PL) que foi candidato a vice prefeito e não venceu; Lei do Mar Azul (PSD), que não disputou as eleições depois de ter sido o vereador mais votado nas eleições de 2016 e 2020; e ainda Alan da Ambulância (PSD), que ficou na suplência.
Os outros 6 se reelegeram e se juntar a outros 5 novos eleitos para um mandato – 2025 a 2028, em que a Câmara terá 11 vereadores, que terá direito a um gabinete e 1 assessor na nova legislatura. Pedrinho Coelho (PSD) foi o mais votado e lembrou que a família Coelho Caetano seguirá com representante desde a primeira Câmara (Nando, Everaldo e Evaldo).O vereador Márcio Macan (MDB) reverenciou a recuperação da credibilidade da Câmara nas gestões de Lei do Mar Azul e Elvio como presidentes.
Com as falas dos vereadores, e caso não haja nenhuma sessão extra a pedido do prefeito Evandro Scaini (PP), o Poder Legislativo encerra o ano com a inauguração da ampliação do prédio neste dia 12 de novembro, e que havia sido inaugurado na gestão de Paulo Martins Jr., o Chocolate, então no MDB.
RECONHECIMENTO NA CÂMARA
Na sessão extraordinária de segunda-feira (11/12) na Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, os vereadores aprovaram uma Moção de Reconhecimento aos “relevantes serviços prestados à comunidade pelo 19º Batalhão de Polícia Militar, através dos Policiamento Tático, Rocam e K-9”. A proposição partiu da vereadora Maria Alice Luciano (PP) e teve apoio de todos os colegas vereadores.
O tenente Murilo Orige Naspolini falou em nome da Polícia Militar e lembrou que a PM segue ‘enxugando gelo’ porque senão fizer isso vai transbordar. Uma analogia ao atual momento em que a criminalidade avança. A PM foi saudada pela guerra contra as fações criminosas.
Naspolini disse que a responsabilidade é muito grande estar à frente de um pelotão especializado.
O sargento Casagrande recebeu a moção em nome do grupo.
PREMIAÇÃO PARA ARRANCADA
Na sessão extraordinária foi aprovado projeto do Executivo que garante a premiação em dinheiro para os vencedores da 33ª Arrancada de Caminhões de 2025.