Deputado aponta déficit de 5 mil vagas no Sistema Prisional
O deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) alertou na tarde desta quarta-feira (27) para a necessidade de o Governo do Estado enfrentar o problema no sistema prisional. De acordo com o parlamentar, o setor possui atualmente um déficit de cinco mil vagas nas unidades prisionais.
“Esse é um problema sério, com potencialidade de explodir como um rojão. Além da falta de pessoal, soma-se a precarização das condições básicas de operação, falta de vigilância eletrônica, ausência de vestuário para os detentos, condições insalubres para o atendimento ao apenado”, destacou da tribuna da Assembleia Legislativa durante sessão itinerante em Chapecó.
Para Minotto, é urgente que o Governo do Estado trabalhe para minimizar essa situação, já apontada, inclusive, nos relatórios do Tribunal de Contas (TCE-SC).
“São problemas graves e estruturais, como a ausência de profissionais de saúde para atender os detentos. Esperamos uma solução para estas falhas na questão da segurança, porque isso vai criando um sentimento de revolta e haja coração a partir disso”, pontuou o deputado, que é o 2º vice-presidente da Alesc.
PSD avalia eleições
O PSD de Araranguá irá reunir suas lideranças nesta quinta-feira (28), 19 horas, sob o comando do vice prefeito Tano Costa, que retomou a presidência do partido. Além dos três vereadores eleitos Márcio do Morro (PSD), Evandro Conceição (PSD) e Neno Fontoura (PSD), expectativa para a presença dos suplentes Jane, Zico, Jair, Igor e Ricardo Ghellere.
Ainda que não tenha adiantado a pauta o que se imagina é que o partido deva avaliar a atuação no próximo governo. Em tese, o prefeito César Cesa (MDB) não deverá fazer mudanças muito drásticas.
Outro tema que deve ser tratado é a eleição de 2026, com o prefeito João Rodrigues (PSD) já se colocando como pré-candidato a governador do Estado.
Na Amesc foram eleitos 1 prefeito (Maracajá) e 4 vice prefeitos (Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Timbé do Sul e São João do Sul).
Prefeito Brambila e comitiva em Brasília
O prefeito Anibal Brambila (PSD), a primeira-dama Claudete Brambila, a diretora de Saúde Michele Constantino, e a bióloga e vereadora eleita Gisele Garcia (PL), estiveram em Brasília de 26 a 28 de novembro, em busca de recursos para a Saúde e Turismo em Maracajá. O grupo esteve com representantes do Governo Federal e parlamentares para fortalecer o apoio a projetos essenciais para o município. Na lista de visitas, o gabinete dos deputados federais Júlia Zanatta (PL) e Ricardo Guidi (PL).
Brambila segue com a estratégia não adiantar valores de recursos prometidos. Quer falar de recursos somente após a concretização.
Republicanos reunido
Sob o comando do presidente Motinha e do vice André Alves, o Republicanos fez nova reunião com os vereadores Juliandro Jacques (que será vice presidente da Câmara), Carlos da Funerária (que será segundo secretário da Câmara) e o delegado Jorge Giraldi.
O partido faz parte da base do governo César/Tano.
PP com Júlio Garcia
Zé Milton, Altair Silva e Pepê Collaço estão fechados com o deputado Júlio para a busca da volta à presidência da Assembleia Legislativa.
Numa conta rápida dá pra imaginar que Garcia teria 13 votos (3 PSD, 3 União Brasil, 3 Podemos, 3 PP e 1 novo) e mais apoio dos partidos à esquerda com 6 votos (PDT, PT 4 e Psol).
Os 2 votos de Marcos Vieira (que se lançou pré-candidato a governador) e Caropreso, podem ser fiel da balança em caso de o MDB levar os 6 votos para junto do PL (12 votos) e Republicanos (1 voto), o que seriam também 19 votos.