Search

Vereador se queixa de colega de PL durante a sessão da Câmara do Arroio

Na sessão da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva desta terça –feira, dia 15 de outubro, a pauta esteve bastante movimentada, com ausência registrada do vereador Alan da Ambulância (PSD) – por questões de saúde, e Sargento Clailton (PL), que cumpria agenda na capital do estado, e presença dos demais sete vereadores que compõe a atual legislatura.

 

Leitura da ata e convites

No início da sessão, além da tradicional leitura da ata da sessão anterior (de 09/10, da 31ª sessão ordinária), foi dado entrada no Projeto que trata da Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO), que, de acordo com a mesa diretora, chegou com um certo atraso e irá ser apreciado pelo Legislativo.

A Câmara registrou ainda o convite feito pela escritora Vanilda Meister Arnold, para o lançamento de seu livro “Recordações de um imigrante”, que acontece no sábado (19/10), em Araranguá, na Cafeteria Vó Toninha, das 14h30 até 18 horas.

A Paróquia São Pedro Apóstolo encaminhou aos vereadores o convite para participarem da 5a caminhada comarcal pela vida e pela paz, que acontece dia 20/10, domingo, às 9h, na Igreja Santa Catarina de Alexandria, com início no Jardim Atlântico, e encerramento na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Navegantes.

 

Entrada de projetos e indicações

Foi dada entrada no Projeto de Lei Complementar que trata dos vencimentos e do Plano de Cargos e Salários dos Servidores Públicos Municipais do Magistério e também do Poder Executivo de Balneário Arroio do Silva. O Executivo solicitou, a partir da exigência de uma Ação Civil Pública (ACP), a criança de 2 cargos de assistente social e 2 psicólogos para atuar no setor de Educação do município, onde serão criadas 2 equipes multiprofissionais de Assistência Social e Psicologia. O projeto entrou na Casa com pedido de urgência por parte do Poder Executivo e será analisado pelos vereadores na próxima sessão, dia 22 de Outubro.

Já o Projeto de Lei 08/2024, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), deu entrada e será analisado pelos vereadores. A LDO já foi debatida pela comunidade no hall da Prefeitura Municipal no da 16 de Agosto de 2024.

O vereador Pedrinho (PSD) solicitou ao paço municipal – indicação 30/24 – a implantação de um parque infantil no Bairro Erechim, no lado norte do Arroio; e ainda solicitou junto à Secretaria de Saúde a disponibilidade de distribuição/entrega de medicamentos na Praia da Meta ao menos uma vez por semana.

 

Palavra Livre

A vereadora Greyce Copetti (MDB), reeleita para cumprir seu terceiro mandato, falou sobre a inauguração do Calçadão Central, que, segundo o prefeito Evandro Scaini (PSD), será no dia 29 de dezembro, junto com a festa de aniversário de 29 anos Balneário Arroio do Silva. Além disso, a vereadora lembrou sobre a necessidade de manutenção do calçadão por causa do excesso de areia acumulada pela força do vento, e ainda nas entradas da praia. Também salientou a necessidade de uma audiência no Governo do Estado para pedir atenção à Unacon

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Elvio Zocche (PP), as duas indicações apresentadas irão colaborar com o município. Sugeriu que a praça indicada pelo vereador Pedrinho Coelho (PSD) seja feita aos moldes da nova pracinha do Jardim Atlântico, que foi fruto de uma emenda parlamentar do deputado federal Fábio Schiochet.

 

Vai pedir a expulsão

Em seu pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores, o vereador Evaldo Coelho Caetano (PL), que concorreu como candidato a vice prefeito, elogiou os novos vereadores eleitos e desejou sucesso no mandato. Além disso, fez um relato sobre a atuação de três dos oito candidatos a vereador de sua chapa com Ranieri Cardoso a prefeito. Segundo ele, apenas 5 vereadores fizeram campanha, mas três deles não fizeram e prejudicaram a legenda que poderia ter conquistado a segunda cadeira. Vai ser feita a denúncia destes no Conselho de Ética do PL estadual e ainda pedida a expulsão deles e de outros filiados que não trabalharam para o partido, o que considera uma traição. Salientou ainda a conquista de 1.053 votos.

“Isso mostra que nós temos votos no Arroio”. Evaldo disse que mesmo na ausência do vereador Sargento Clailton (PL), iria questionar sua atuação. O vereador se reelegeu.