Search

Novo mapa da Amesc com PP e MDB com 10 municípios; mesa diretora nas Câmaras; quem sai forte das eleições; e mais

A coluna de hoje começa a analisar o quadro eleitoral da região do Vale do Araranguá (228 mil habitantes), onde o MDB fez 4 das 15 prefeituras, mas irá comandar mais de 131 mil habitantes – Araranguá 75,6 mil; Sombrio 31,4 mil; Turvo 13,5 mil; e Jacinto Machado 10,8 mil.

O PP elegeu 6 prefeitos e irá comandar quase 58 mil habitantes – Balneário Arroio do Silva 17,2 mil – Passo de Torres 14,3 mil; São João do Sul 9,1 mil; Praia Grande 8,6 mil; Timbé do Sul 5,5 mil; e Morro Grande 3,1 mil. O PSDB venceu 2 eleições e irá comandar mais de 27 mil habitantes – Balneário Gaivota 17,3 mil e Santa Rosa do Sul 10,3 mil. O PL irá comandar 2 prefeituras e em torno de 9.500 habitantes – Meleiro 7,2 mil e Ermo 2,3 mil. O PSD venceu Maracajá e irá comandar 8,2 mil habitantes.

O MDB irá comandar 131 mil habitantes, enquanto os demais partidos juntos somam 102,8 mil habitantes.

 

15 VICES DA AMESC

O PSD da Amesc teve 4 vices eleitos; o PP também teve outros 4 eleitos; o MDB com 3 vices; o PSDB com 2 vices; e o PL teve 2 vices eleitos.

Então, a nova configuração da Amesc terá 6 prefeitos e 4 vices do PP; 4 prefeitos e 3 vices do MDB; 1 prefeito do PSD com 4 vices; 2 prefeitos do PSDB com 2 vices;  e 2 prefeitos do PL e com 2 vices do PL.

 

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Em Maracajá, o prefeito Aníbal Brambila (PSD) conquistou a eleição e uma maioria folgada entre os vereadores com 4 do PSD; 3 do MDB; e 1 do PL. Apenas o União Brasil elegeu um vereador pela oposição.

O prefeito Brambila e o vice Rudi (MDB) reuniram os 8 vereadores eleitos pela situação no gabinete da Prefeitura. Antes disso, os 4 vereadores do PSD se reuniram para a primeira reunião de bancada para tratar da presidência.

Pela votação feita, 659 votos – o dobro da segunda colocada, Gisa Rosa (MDB), deverá caber a Daniel Mendonça – Daniel Automóveis (PSD) comandar o Legislativo em 2025.

 

FORTALECIDOS

Nelson Soares, que foi para o MDB – fez 1.210 votos, e Diego Pires, que foi para o União Brasil, disse que não seria candidato a vereador novamente depois de 2 mandatos. Diego ajudou a eleger 2 vereadores do União Brasil.

 

TIME DO CÉSAR

O MDB elegeu 5 vereadores e ainda teve a maior votação entre as legendas com 11.411 votos. O PSD fez 3 vereadores e somou 7.192 votos. O Republicanos conseguiu eleger 3 vereadores com 6.323 votos. O União Brasil obteve 5.742 votos e levou 2 cadeiras. O time mais fraco, do PDT, fez apenas 1.152 votos e não elegeu ninguém.

 

SEGURANÇA EM PAUTA

Na tarde de quinta-feira (10/10), o comandante da 3ª Cia de Polícia Militar, capitão PM Filip Tharles Bilhalva, recebeu o prefeito eleito no município de Turvo, Heriberto Afonso Schmidt (MDB), para discutir temas como a melhorias na Segurança Pública e implementação de recursos tecnológicos no município.

 

PDT ENFRAQUECIDO

O PDT de Araranguá fez, somando os votos dos vereadores e da legenda, um total de 1.152 votos. Ou seja, sozinho o vereador Nelson Soares (MDB), egresso do PDT, conseguiu fazer mais votos que todos os 15 candidatos.

Derrota de Airton de Oliveira, o Barão, coordenador regional e presidente do PDT em Araranguá, barrou o projeto de Diego Pires (União Brasil) que queria assumir a presidência do PDT para construir um projeto político novo com as lideranças do Podemos.

Sem espaço, Diego articulou com o grupo de Kila Ghellere e Luciano Pires, a formação do União Brasil, que nasceu com 3 vereadores – Luciano, Samuca e Diego, que nas urnas conquistaram 2 cadeiras em 2024 (Samuca e Dédo).

 

RENOVAÇÃO DE 9 DE 15

Dos 15 vereadores, 3 não disputaram a reeleição – o presidente da Câmara Márcio Tubinho/PP (que foi candidato a vice-prefeito), Diego Pires/União Brasil; e Jorginho/PSD. Dos 12, metade se reelegeu (Paulinho/MDB; Nelson/MDB; Neno/PSD; Diran/PP; Douglas/PP; e Samuca/União Brasil) e metade ficou na estrada (Luiz da Farmácia/PL; Jair Anastácio/PSD; Zico/PSD; Lena/MDB; Tico/PSD; e Luciano Pires; União Brasil).

 

NÃO SE ELEGERAM

Luiz da Farmácia e Adércio Velter trocaram o PL pelo Republicanos e não conseguiram uma cadeira na Câmara de Araranguá.

 

BANCADA DO REPUBLICANOS

O presidente Marco Antônio Mota, o Motinha, do Republicanos, já reuniu a bancada do partido com seus 3 vereadores para tratar dos próximos passos na Câmara, como por exemplo, a escolha da nova mesa diretora para o biênio 2025/2026.