Partido Liberal, o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro, conseguiu eleger candidatos em 90 dos 295 municípios.
O PL elegeu candidatos em prefeituras de grandes municípios, como Blumenau (terceira maior cidade do estado), Itajaí (maior PIB do estado), Palhoça (Grande Florianópolis) e Brusque (Vale do Itajaí).
- Blumenau – Delegado Egídio
- Itajaí – Robison Coelho
- Palhoça – Eduardo Freccia
- Brusque – André Vechi
Em segundo lugar, ficou o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com 70 prefeitos eleitos (23%). Na terceira posição, vem o Progressistas (PP), com 53 (17%).
Confira distribuição das prefeituras entre os partidos em Santa Catarina:
Entre as maiores cidades, o MDB reelegeu Jair Franzner em Jaraguá do Sul. A cidade é a nona maior do estado e fica na região Norte.
O PP foi destaque em cidades do Oeste, como São Lourenço do Oeste, com Agustinho Assis Menegatti, e Seara, destaque na indústria da carne, com Beto Gonçaves. Também elegeu o prefeito de São Cristóvão do Sul, cidade que teve a apuração mais rápida do Brasil, com apenas 10 minutos. Nessa cidade, o eleito foi Jaime Cesca.
A sigla ainda ficou com prefeituras importantes, como Balneário Camboriú, com Juliana Pavan, Criciúma, com Vaguinho, e João Rodrigues em Chapecó.
Outro destaque entre as grandes cidades ficou com o Novo, que elegeu o prefeito da cidade mais populosa de Santa Catarina, com Adriano Silva em Joinville, Adriano Silva.
Crédito: G1