Search

MDB do Turvo lança nota de repúdio contra Fake News

Nesta terça-feira, 10 de Setembro, a coligação União por Turvo – MDB, PSDB/Cidadania, PSD e Republicanos, distribuiu uma nota por causa da proliferação das notícias falsas no ambiente digital. Acompanhe o que diz a nota:

 

 

 

NOTA DE REPÚDIO

 

A Coligação União Por Turvo vem a público expressar seu repúdio às informações mentirosas que têm sido disseminadas por meio de músicas, fotos e posts em grupos de WhatsApp e redes sociais.

 

Nossa campanha é pautada pelo diálogo com a população, pela apresentação de propostas concretas e pela sólida experiência adquirida pelos nossos candidatos ao longo de suas trajetórias profissionais, tanto no setor público quanto no privado.

 

A disseminação e o compartilhamento de fake news durante o período eleitoral, além de ser uma prática antiética é vedada pela Resolução TSE 23.610/2019, em seu artigo 9o seguintes, podendo, inclusive, caracterizar uso indevido dos meios de comunicação.

 

Além disso, é crime, previsto no artigo 323 do código eleitoral, que prevê pena de detenção de dois meses a um ano, ou o pagamento de 120 a 150 dias-multa, podendo ser aumentada de 1/3 até 1/2, se for praticado pela internet.

 

Até mesmo quem apenas compartilha tais conteúdos, em tese, está praticando o crime e pode ser responsabilizado, ainda que não tenha criado o conteúdo.

 

Diante disso, a fim de manter a ordem e o equilíbrio da disputa eleitoral, que, em turvo, sempre foi pautada pelo debate de ideias, estamos tomando todas as medidas cabíveis para identificar e responsabilizar os envolvidos em tais atos.

 

Reiteramos o nosso compromisso com a verdade e com uma campanha limpa, baseada no respeito e no trabalho sério em prol de toda a população e do futuro de Turvo.

 

As denúncias podem ser encaminhadas pela plataforma SOS Voto, através do telefone 1491.

 

Coligação União Por Turvo