Search

Pelo estado: novos ares para cultura catarinense

Na última semana, o governador Jorginho Mello (PL) tomou uma decisão que era por muitos aguardada, exonerou Rafael Nogueira da presidência da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e nomeou, em seu lugar, a escritora e administradora Maria Teresinha Debatin, que já chegou com a responsabilidade de atender as expectativas projetadas para ela pelos representantes da cultura catarinense, que andavam extremamente insatisfeitos com a forma como a pasta vinha sendo conduzida.

 

Quem também está colocando as dívidas passadas na conta da nova presidente é a deputada Luciane Carminatti (PT), presidente da Comissão de Educação e Cultura da Alesc. Ela espera que os programas para a área possam ser retomados após meses de paralisação. Na realidade, a nova gestão tem apenas três meses para lançar importantes editais e fazer os pagamentos, caso contrário corre o risco de perder recursos, e as cifras são milionárias e necessárias para o setor cultural.

 

Para a deputada, o que houve nos últimos dois anos foi praticamente o desmonte da FCC, principal instituição de incentivo à cultura e à economia criativa no Estado, além da desvalorização da cultura catarinense. Ela chegou a cobrar, por diversas vezes, soluções para o problema. Recentemente, Luciane enviou um ofício ao governador Jorginho Mello onde destacava todos os programas estaduais paralisados ou com problemas, assim como os recursos federais que poderiam ser perdidos por falta de uso.

 

E parece que a pressão está dando resultado. Ainda na última semana, antes mesmo da troca de comando da FCC, o Governo do Estado anunciou que está com inscrições abertas para o Edital de Credenciamento de Pareceristas e Pareceristas Membros de Comissão Julgadora, voltado a profissionais do setor cultural e artístico. O objetivo é selecionar e credenciar profissionais que irão compor os bancos de Pareceristas, para analisar projetos inscritos nos mecanismos de fomento e programas contínuos realizados pela instituição.

As inscrições vão até o dia 15.

 

 

Superdotação

Entre os vários setores que a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) atua no cuidado para as pessoas com necessidades especiais está o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS). Nele crianças e adolescentes em idade escolar recebem atendimento educacional especializado para minimizar diferenças de estilo e ritmo de aprendizagem que eles têm em sala de aula.

 

Em visita à instituição, a vice-governadora Marilisa Boehm foi surpreendida por um grupo de alunos do núcleo que integram o Projeto Jornalista Mirim, no qual aprendem e produzem técnicas de comunicação voltada ao jornalismo. Eles

 

Pesquisaran a vida de Marilisa, criaram duas perguntas e ela respondeu sobre a importância da fundação e do projeto. A reportagem pode ser visto no canal da FCEE no YouTube. Mais informaçõe sobre o núcleo estão disponíveis no telefone (48) 3664-4897 e no e-mail naahs@fcee.sc.gov.br.

 

 

Prêmio nacional de smart cities

 

A plataforma de inteligência artificial Dara venceu o prêmio nacional Connected Smart Cities 2024, que reconhece os melhores negócios voltados para a solução de problemas urbanos e a transformação das cidades em ambientes mais inteligentes. A solução foi desenvolvida pela govtech catarinense IPM Sistemas, que há quase três décadas atua no desenvolvimento de soluções em tecnologia para melhorar a gestão e a qualidade da gestão pública municipal. Esta é a segunda vez que a IPM recebe o prêmio — em 2022, a empresa venceu com uma solução na área da saúde.

 

 

IHF Rio 2024

 

Realizado nos dias 10 a 12 de setembro no Rio de Janeiro, o  47º Congresso Mundial de Hospitais da Federação Internacional dos Hospitais (IHF) reunirá membros da IHF e líderes de hospitais, serviços de saúde e organizações de saúde de todo o mundo. A Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC)  e a Federação dos Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC) estarão representadas no evento por  Maurício José Souto-Maior, Presidente da AHESC, Marcelo Passolini, Vice-Presidente da AHESC e Conselheiro Fiscal da FBH, por Alciomar Marin, Diretor Executivo das entidades e representantes de hospitais de Santa Catarina. 

 

Estarão no centro dos debates  a inovação em saúde, voltada para os avanços em inteligência artificial, tecnologia e operações hospitalares.

 

 

Odor de gás

 

A SCGÁS realizará atividades operacionais nas redes de gás natural em Pouso Redondo, Ponte Alta, Otacílio Costa, Palmeiras e Lages, de 10 a 23 de setembro de 2024. Os trabalhos acontecerão nas rodovias BR-470, SC-114 e BR-282, sem alterar o tráfego local.

 

Essas ações fazem parte da finalização da nova rede de gás na Serra Catarinense. Durante as operações e alguns dias após, o odor de gás pode ficar mais intenso nas áreas próximas, devido à técnica usada no comissionamento dos novos gasodutos.

 

O procedimento é padrão e controlado.

 

 

Posse

 

Alex Brasil (PL) assume cadeira como deputado estadual ao substituir Maurício Eskudlark, vice-presidente da ALESC (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). A posse ocorreu nesta terça-feira, 10. Alex Brasil assume pela primeira vez uma posição no Legislativo. Em seu histórico profissional e político, foi candidato a prefeito da Capital em 2020 pelo PRTB e, agora, como deputado estadual pretende permanecer como deputado após as eleições do dia 6 de outubro, já que o PL espera que boa parte dos deputados que são candidatos a prefeito sejam eleitos, abrindo espaço para os suplentes.