QUADRO INDEFINIDO NA OPOSIÇÃO NO ARROIO
Em Balneário Arroio do Silva, tudo pareceria se encaminhar para apenas 2 chapas nas eleições deste ano, mas a falta de entendimento na oposição – até agora ao menos – pode mudar o quadro nestas eleições. O MDB, que iria fazer sua convenção no dia 27 de Julho, já jogou para dia 4 de agosto para ganhar mais tempo para o fechamento da coligação.
A chapa certa até o momento é a da situação que busca a reeleição do prefeito Evandro Scaini (PP-11) com o vereador Lei do Mar Azul (PSD-55) de vice e apoio de União Brasil-44 e Republicanos-10. O grupo tem nomes para 20 vereadores de PP e PSD.
A oposição, por sua vez, tem 2 nomes para prefeito, Jairo Borges, pelo PL, e Larissa Biléssimo, pelo MDB. Aí está o nó da questão. Não está havendo entendimento, ambos querem encabeçar a chapa.
O PL entende quem tem, segundo os peelistas, o nome mais forte da oposição, Jairo Borges, empresário local, que está no partido do governador, que tem uma chapa consistente de vereadores, e, especialmente a marca 22, de Jair Bolsonaro.
O MDB, por sua vez, aposta em uma candidata jovem, a da advogada e jornalista, uma out sider na política local (vinda de Timbé do Sul). O partido fez uma estratégia forte para filiação, tem mais de 880 filiados, e trouxe lideranças de outros partidos como o PT e o Solidariedade. Se fortaleceu, e ainda ajudou a montar o Podemos.
As possíveis composições que correm nos bastidores políticos são estas, caso haja três chapas:
-Jairo Borges (PL-22) com Pr. Ranieri Cardoso da Silveira (PL-22), de vice – ele veio do Solidariedade e foi vice de Daniel Motta em 2020.
-Larissa Biléssimo (MDB-15) com Cristiano de Oliveira (PRD-25) – ex Patriotas-51, que se fundiu com o PTB-14.
Eleito em 2020 pelo PSDB, o vereador Sargento Clailton de Oliveira (PL), cotado como um dos nomes da oposição para vice, garantiu à coluna que não será vice de ninguém nestas eleições. Será candidato a vereador em busca da reeleição.
Outras hipóteses estão sendo ventiladas, caso haja a coligação PL-MDB:
Jairo Borges (PL) com Larissa Biléssimo (MDB) de vice e apoio de Podemos e PRD.
Larissa Biléssimo (MDB) com Pr. Ranieri (PL) de vice e apoio de Podemos e PRD.
APOIO BRANCO DO PT
O PT-13 de Balneário Arroio do Silva reúne sua Executiva na terça-feira (23) para definir como estará nestas eleições. Sem candidato a prefeito, o partido deverá tomar dois caminhos nas eleições. 1) Dar apoio branco à coligação do MDB caso este tenha a cabeça-de-chapa. Mesmo se a coligação tiver o PL de vice, este apoio teria aprovação da Executiva Nacional. 2) Ficar de fora da eleição caso o PL seja cabeça-de-chapa com MDB de vice.
Outra deliberação, de acordo com o presidente Vilson Mattos, é se o partido terá ou não candidatos a vereador. O partido pode lançar até 5 de agosto 2 homes e 1 mulher para poder participar das eleições.
GEAN LEVA UNIÃO PARA BERGER
Em Florianópolis, o ex prefeito Gean Loureiro, presidente do União Brasil em Florianópolis, deu um xeque no prefeito Topázio Neto (PSD), que contava com apoio do partido e que indica um vice do PL. “Pagou para ver” e afastou a sigla do prefeito. E ainda “sobrou dobrou a aposta” e ainda fez a convenção neste sábado (20) logo no primeiro dia para indicar a ex secretária municipal Maria Cláudia Goulart (União Brasil) de vice do ex prefeito Dário Berger (PSDB).
Gean aposta que seu apoio a Berger, para além de significar 4 mandatos na Prefeitura, pode fazer a disputa de fato acontecer contra o prefeito que “nem mesmo 1 mandato inteiro cumpriu”. Era vice de Gean quando este renunciou para ser governador candidato a governador de Santa Catarina.
A composição já larga com 5 siglas: Federação PSDB-Cidadania; União Brasil; PDT e Solidariedade.
PL-PSD EM JACINTO MACHADO
Apesar de ser o desejo de Sander Just (MDB) e Noeli Zacca (PP), o PL não está disposto a deixar Jacinto Machado sem eleições. Assim como acontece em Meleiro, e também deve acontecer em Morro Grande, haverá eleições em outubro.
Para bancar uma candidatura contra o sucessor indicado pelo prefeito Gaiola Mezzari (MDB) o PL já definiu o nome para a disputa Altair Marcolino “Doril” Campos, que foi candidato a presidente da Cejama e perdeu apenas por 8 votos de diferença. De acordo com Doril, o PSD, do presidente Francisco de Assis Cardoso de Aguiar (Sy), irá indicar o vice na chapa. “Mas só vamos divulgar na convenção”, disse Doril à coluna.
TREINANDO O TIME
O comunicador Saulo Pithan (Agência Performance), responsável pela coordenação de marketing dos vereadores da coligação de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD), encerrou na sexta-feira (19) o treinamento para a campanha. Foram divididos em diversos dias para treinamento de vereadores de MDB, PSD, União Brasil, Republicanos, PDT, PSDB/Cidadania.