Search

PSD, PL, Solidariedadade e PT/PSol preparam os times; desincompatibilizações; eleições na OAB; e mais

Pré-candidatos a prefeito e vice

Vereadores, prefeitos e vice-prefeitos que disputam a reeleição não precisam se afastar dos cargos, mas precisaram fazer a desincompatibilização nesta última leva ocupantes de cargos em comissão ou servidores públicos (90 dias antes das eleições). Quem saiu ou se licenciou:

-Andresa Ribeiro (PL) deixou a gerência regional de saúde – cargo do Governo do Estado, para ser candidata a prefeita de Araranguá;

-Sayonara de Araújo Pessoa (PT) deixou o cargo de servidora pública do Estado de SC na área de emprego e renda, para ser candidata a prefeita de Araranguá;

-Karen Ragnini Scherer (PSol) deixou a função de professora na EEB Araranguá para ser candidata a vice-prefeita de Araranguá;

-Robson Pizzolo, o Tainha (PL), deixou a assessoria da deputada federal Júlio Zanatta (PL) para ser candidato a prefeito de Timbé do Sul;

-Alex Bianchin (PP) deixou o cargo de assessor do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) para ser candidato a prefeito de São João do Sul;

-Betinho Delfino (PL) deixou o cargo de diretor da Escola Estadual Maria Solange Lopes de Borba para ser candidato a prefeito de São João do Sul;

As convenções para confirmar as candidaturas acontecem entre 20 de julho e 5 de agosto.

 

Desincompatibilização local

Deixaram a Prefeitura de Araranguá para seguir a pré-candidatura o ex secretário de Governo Afrânio Ronconi (MDB), Weliton Pereira (PSD) e Guga de Castilho (PSD), todos para disputar a vaga de candidatos a vereador.

O professor Rodrigo Mattos (PT) se licenciou da função de professor do Dolvina Leite de Medeiros para ser pré-candidato a vereador.

 

OAB Araranguá com 3 chapas

Até agora, as eleições estão indicando para 3 frentes para disputa da presidência da OAB Subseção de Araranguá. Sem Wolmar Giusti na disputa (não irá para a reeleição), uma chapa ligada à atual gestão deverá ter como candidato a presidente Rafael Róglio de Oliveira com vice ainda a ser definido mais à frente; uma segunda – dissidente do atual comando, com Jonaira Dannus a presidente e Henrique Motta a vice; e uma terceira de oposição com Nazareno Valim a presidente e Tânia Piazza de vice.

As eleições acontecem na segunda metade de novembro e estas composições podem se manter a menos que algum dos candidatos desista para apoiar um dos outros, mas, em princípio devem se manter.

 

Júlio prega contra a radicalização política

O PSD regional reuniu suas lideranças em Araranguá na noite de quinta-feira (6), no Center Shopping Araranguá, para preparação de pré-candidatos a prefeito, vice e vereadores. O deputado estadual Júlio Garcia (PSD) fez um discurso em que pedia o fim de fim da polarização e da radicalização política e ainda falou que o PSD terá recorde de candidaturas para vereadores, prefeito e vice no Estado.  

Participaram do evento que buscava oferecer conhecimentos essenciais em áreas-chave para uma campanha política bem-sucedida, o prefeito de Maracajá Aníbal Brambila, e os vice-prefeitos de Araranguá Tano Costa, de Meleiro Pedro Luiz Schuvart (Cotoco) e de Passo de Torres, Altemir Cardoso Catel.

Cláudia Bressan, advogada, mestre em Direito, falou sobre as normas eleitorais. Para falar da importância das plataformas digitais na comunicação a jornalista Giovana Pedroso.

 

PL regional

O encontro do PL regional, de preparação de pré-candidatos a prefeito e vereador, em Meleiro, teve palestras com o especialista em direito eleitoral Pierre Vanderlinde e o especialista em Marketing Laércio Menegaz.

 

Vice do Kekinha

Durante o evento que aconteceu em Meleiro, no dia 4 de julho, o PL de Balneário Gaivota levou seu time para o evento com o vice-prefeito Jonatã Coelho (PL) e os pré-candidatos a vereador e o presidente Ita Trajano. Jonatã deverá ser candidato a vice novamente repetindo a chapa ao lado de Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB).

 

Direita x Esquerda

Em discurso que aconteceu durante a passagem do deputado estadual Jessé Lopes (PL) pela região a pré-candidata a prefeita de Araranguá Andresa Ribeiro falou da importância de eleger vereadores, vices e prefeitos do PL e da direita. Falou em derrotar o PT em todos os níveis. Com Andresa e Tubinho (PP) de vice, é preciso observar como será a disputa contra MDB/PSD, que serão aliados do PL em vários locais e contra PT/Psol e Solidariedade, que tem matriz de esquerda.   

 

PT e Psol juntos

A tarde de sábado (6/7) foi de curso de formação política para os pré-candidatos a prefeito, vice e a vereador pelas 2 siglas. A atividade foi na sede do Sinte Regional, em Araranguá. Quem ministrou o curso foi o secretário estadual de Formação Política do Partido dos Trabalhadores, Luciano Cezar Boico, coordenador regional para o Sul da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Também participou o deputado estadual Padre Pedro Baldissera (PT).

 

Solidariedade

O presidente do Solidariedade e pré-candidato a prefeito de Araranguá, Alcir Manoel Marcos, reuniu seus pré-candidatos a vereador no início da noite de sexta-feira (5/7) para ajustar o discurso para as eleições.    

 

Podemos se organiza    

Ronaldo Prestes, presidente do Podemos de Balneário Arroio do Silva, esteve sábado (6) pela manhã no evento Jornada da Vitória, organizado pelo Podemos 20 na capital do estado. Além da presidente estadual do partido a deputada Ana Paula da Silva – a Paulinha, o evento trouxe ao estado a presidente nacional Renata Abreu e Vanderlei Luxemburgo, um dos maiores o treinadores de futebol do país (treinou todos os grandes clubes do país, Real Madrid e Seleção Brasileira).

Balneário Arroio do Silva.