Search

MDB terá 13 nomes na majoritária; Ênio pelo Podemos; PT com Geraldo; e muito mais

MDB SE PREPARA PARA SER PROTAGONISTA NESTAS ELEIÇÕES

Foi expressivo o encontro macrorregional do MDB no Sul do Estado que envolveu as coordenadorias de Araranguá, Criciúma, Braço do Norte e Tubarão. Trata-se de um novo momento do partido, que quer voltar a ser protagonista em cidades como Tubarão, como Jair Tartari como candidato a prefeito, e ainda Criciúma, onde Paulo Ferrarezzi foi lançado mas deve ser vice na chapa de Ricardo Guidi (PL).

É inegável que o deputado estadual Tiago Zilli (MDB) está trabalhando para fortalecer o MDB na Amesc e Amrec, assim como Volnei Weber (MDB) nas regiões de Braço do Norte e Tubarão.

A presença das principais lideranças dá o tom da importância do Bora 15, Mobiliza MDB, que busca colocar o partido como opção à bipolarização nacional PT-PL ou estadual PL-PSD.

Presidente Carlos Chiodini e vice Valdir Cobalchini – deputados , ex governadores Paulo Afonso Vieira e Eduardo Moreira, presidente da Alesc Mauro de Nadal, deputados Zilli, Weber, e ainda ex deputado Ronaldo Benedet e Manoel Mota, reforçaram o tamanho do evento, que ainda teve a passagem do deputado federal Ricardo Gudi.

 

TIME DO MDB PARA AMESC

No evento do MDB, foram apresentados os nomes dos pré-candidatos da Amesc. O MDB deverá ter 9 candidatos a prefeito 4 candidatos a vice-prefeito. Em Ermo e Meleiro apenas nomes para vereador.

  • Araranguá – César Cesa (MDB, PSD, União Brasil, PSDB/Cidadania e PDT) e Republicanos (agora dependente dos desdobramentos estaduais) com Tano Costa (PSD) de vice.
  • Balneário Arroio do Silva – A jornalista Larissa Biléssimo será apresentada dia 15 de junho como nome do partido. Provavelmente será vice de Jairo Borges do PL.
  • Balneário Gaivota – Fernando “Chimia” Ferreria e Rejane Martins foram apresentados, mas Chimia é o nome para compor com PP (Ronaldinho) e Fábinho da Fabsul (PSD) em uma aliança.
  • Ermo – apoio à reeleição de Paulinho (PL) e Bafinho (PP).
  • Maracajá – A aliança deve ser com o PL com Neguinho Martinelli. O MDB apresentou uma lista com 7 nomes: Wagner da Rosa, Valmir Carradore, Volnei Rocha, Alacide Rocha, Lane Dassoler, Dilnei Pelegrini e Professor Enedir Monteiro.
  • Meleiro – Em Meleiro o partido apoia a coligação PL/PSD com Nininho Scarduelli e Márcio Fermo.
  • Morro Grande – Deve manter Juraci “Tatin” Favarin como vice de Keio Olivo (PP) com apoio do PSD. Aliança MDB – PP – PSD.
  • Jacinto Machado – Sander Just com Noeli Zacca (PP) de vice. Aliança MDB – PP – PSD.
  • Passo de Torres – Emerson Cardoso Kijillin (Fom) – Aliança MDB – PL.
  • Praia Grande – Alírio Monteiro.
  • Santa Rosa do Sul – Pedrinho D’ávila vice de Almides Roberg (PSDB). Aliança PSDB/MDB/PDT.
  • São João do Sul – Márcio Grei com Betinho Delfino ou Clóvis Scheffer de vice. Aliança MDB – PL.
  • Sombrio – Gislaine Cunha – Aliança deve ter PL, PDT, PSB, PSDB e Republicanos.
  • Timbé do Sul – Marlon Arcaro Panatta com PSDB.
  • Turvo – Heriberto Afonso Schmidt.

 

NADAL COM GAIOLA E SANDER

Sexta-feira (7), antes do evento macrorregional do MDB em Criciúma, que aconteceu à noite, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Mauro de Nadal (MDB), esteve reunido com o prefeito de Jacinto Machado, João Batista “Gaiola” Mezzari (MDB). A conversa aconteceu no gabinete do prefeito, com a presença de vereadores, secretários municipais e lideranças do município.

Gaiola agradeceu o apoio de Nadal na liberação de recursos para executar pavimentações. O grupo esteve ainda de Linha Rovaris para ver a pavimentação asfáltica executada com recursos próprios do município e emenda de Nadal.

Além da possibilidade de novos projetos a serem desenvolvidos com o apoio do parlamentar, falaram sobre o atual cenário político regional e municipal. O pré-candidato a prefeito Sander Just (MDB), que concorre com Noeli Zacca (PP) de vice acompanhou a agenda.

 

DESINCOMPATIBILIZAÇÕES DO PL

O prefeito Paulinho Dellavechia (PL) não precisa deixar o cargo para concorrer à reeleição, mas o ocupantes de cargos de diretorias, assessores parlamentares e servidores tem prazo até dia 5 de julho (90 dias antes das eleições) para deixar os cargos e ficar à disposição dos partidos para concorrer nas próximas eleições.

É o caso de Robson “Tainha” Pizzolo (PL) – assessor parlamentar da deputada Júlia Zanatta (PL), pré-candidato a prefeito de Timbé do Sul; e de Andresa Ribeiro (PL), que deixará a gerência regional de Saúde como pré-candidata a prefeita de Araranguá.

“Tenho muitos processos em andamento na gerência, serviços que quero abrir na região. Por isso, irei me desincompatibilizar no último dia”, disse Andresa à coluna.

Outros dois nomes do PL ainda figuram como nomes para composição de chapa majoritária no partido: o ex vereadores Lourival João (Cabo Loro) e Anísio Premoli.

 

DESINCOMPATIBILIZAÇÃO DO PT

O chefe da Receita Federal de Araranguá é o nome do partido como pré-candidato a prefeito. Geraldo Pessoa se desincompatibilizou do cargo no prazo de 4 meses antes das eleições (prazo para quem atua no fisco) e é o nome do PT para as eleições deste ano.

 

CINCO PRÉ-CANDIDATOS

Araranguá tem pelo menos 5 pré-candidaturas a prefeito para estas eleições: César Cesa (MDB); Andresa Ribeiro (PL); Alcir Marcos (Solidariedade); Geraldo Pessoa (PT); e mais o nome do PP – Márcio Tubinho ou Mariano Mazzuco Neto.

A tendência que está se firmando é de 4 candidaturas já que PL e PP devem formar uma aliança. Se o nome for Mariano, Andresa ser vice, mas se o nome for Tubinho, a chapa deverá ser Andresa/Tubinho.

 

REUNIÃO DAS EXECUTIVAS

Nesta segunda-feira (10) as Comissões Executivas do PP e do PL de Araranguá farão uma reunião conjunta para começar a debater a coligação para as eleições deste ano. Uma coisa é certa: ambos sabem que não podem concorrer separados, porque isso iria facilitar a vida do prefeito César Cesa (MDB), que já tem uma pré-coligação acertada com i (este último ainda sob o aguardo das orientações nacionais sobre o acordo feito com o PL para composições em Santa Catarina).

 

TRÊS PRÉ-CANDIDATOS

Em Timbé do Sul a semana foi marcada por uma reunião de trabalho dos pré-candidatos do PP, PSD e União Brasil (que deverá ter 30 nomes para buscar as 9 vagas da Câmara) para as eleições 2024 de Timbé do Sul.

O grupo irá defender a candidatura de Vilma “Belinha” Mafioletti (PP) a prefeito e Gil Moro (PSD) como vice, time que ainda levou Ademilson Luiz do MDB para o PSD.

A disputa deverá ser contra Marlon Panatta (MDB) e Pedro Alexandre (PSDB) e ainda uma possível terceira via em chapa pura do PL com Robson Pizzolo a prefeito.

Gil Moro é uma dissidência do PSDB. MDB e PSDB ainda cogitam ter PL na chapa.

 

PODEMOS TEM NOME

Enio Zuchinalli foi apresentado sábado (8) como pré-candidato a prefeito de Morro Grande pelo Podemos 20. A presidente estadual Ana Paula Silva, a Paulinha, veio até a residência de Ênio, que foi prefeito por 2 mandatos, para avalizar a pré-candidatura.

 

SEM VERBAS PARA GAIVOTA

O prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) entregou o governador Jorginho Mello (PL) em entrevista à imprensa regional. Disse que ainda não recebeu os R$ 500 mil prometidos pelo governo – via Defesa Civil, para recuperação dos estragos das fortes chuvas de 2023 em Balneário Gaivota. Isso que seu vice, Jonatã Coelho (PL), é do mesmo partido do governador. Imagina então o que sobra para os não aliados.

 

PELA APROVAÇÃO DAS CONTAS DO GOVERNO DO ESTADO

Embora tenham sido feitos diversos apontamentos (19 recomendações) sobre o não atingimento das metas de execução orçamentária em diversas áreas do Governo do Estado, o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) emitiu parecer prévio pela aprovação das contas do governo do Estado relativas a 2023, primeiro ano de mandato do governador Jorginho Mello (PL).

O parecer foi aprovado por unanimidade e seguiu o voto do relator, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, em sessão extraordinária.

A ressalva ao balanço apresentado: o baixo percentual de aplicação dos recursos disponíveis no Fundo da Infância e Adolescência, o FIA. O governo do Estado utilizou pouco mais de 6 milhões de reais – o que corresponde a 9% do valor orçado para atender aos direitos da criança e do adolescente.

Entre as recomendações, na área da educação, a continuidade das ações voltadas ao cumprimento das metas definidas no Plano Estadual de Educação. Na Segurança Pública, providências para a prevenção e o enfrentamento dos crimes de violência contra a mulher.

Encaminhado à Assembleia Legislativa, o parecer prévio emitido pelo TCE deverá ser apreciado pelos deputados. O governo precisa de 14 votos para manter o parecer e aprovar as contas.

 

LUTO NA PGE/SC

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) emitiu nota em que lamenta o falecimento do procurador do Estado Rogério de Luca, ocorrido na manhã de sábado (8). De Luca completaria 31 anos de atuação no órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina no dia 19 de julho.

 

DE OLHO EM OUTUBRO

A deputada federal Ana Paula Lima (PT) será o nome do partido para as eleições em Blumenau este ano. As suplentes da Federação PT/PCdoB/PV estão de olho nesta eleição, já que Pedro Uczai (PT) não será candidato em Chapecó e sim Padre Pedro Baldissera (PT), que é deputado estadual. A vereadora de Florianópolis Carla Ayres (PT) é a primeira suplente e a vereadora de Criciúma Giovana Mondardo (PCdoB) a segunda suplente.