Search

Caminho da deputada; novo líder do governo; obras em Turvo; emergência e mais

Deputada trabalha para o PSDB até a definição de suplência ou cadeira definitiva

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB) até poderia ser candidata a prefeita de Criciúma, não fosse a operação feita pelo prefeito Clésio Salvaro de levar seu grupo político ao PSD.

A decisão produziu dois efeitos de imediato: praticamente esvaziou o PSDB de Criciúma e deixou órfã sua aliada política, já que Geovania não pode sair do partido porque é suplente de deputada federal na federação PSDB/Cidadania; e ainda criou problemas para o PSD porque o deputado federal Ricardo Guidi queria ser candidato a prefeito.

O raciocínio de Salvaro era que teria Arleu da Silveira (PSD) a prefeito e Acélio Casagrande pelo PSDB a vice. O PSDB chegou a acertar isso com o prefeito. Guidi foi para o PL e resolveu – em tese a questão interna do PSD. A novidade mesmo foi que Arleu foi substituído por Vaguinho Espíndula (PSD). Aí Acélio Casagrande deixou o governo e saiu do PSDB. Foi para o PL e deixou o PSDB “a ver navios”.

Antes de 3 de junho Carmem Zanotto (Cidadania) deixa a Secretaria de Estado da Saúde, volta para a Câmara Federal, para concorrer a prefeita de Lages. Em 2020, ela perdeu a eleição por apenas 56 votos. É favorita a ganhar as eleições. Com este resultado, Geovania assumiria em definitivo o mandato em Brasília. Tanto é que ela planeja trabalhar no PSDB do DF neste período até as eleições e também ajudar os tucanos catarinenses nas disputas eleitorais.

Em caso de derrota de Carmem, ela deve voltar ao governo de Jorginho Mello (PL) e também ficar até o final de 2026. Com isso, Geovania voltaria a reassumir a cadeira.

 

Na liderança de Diego

O vereador Diego Pires (União Brasil) teve reunião com o prefeito César Cesa (MDB) e o vice Tano Costa (PSD) com a presença dos 12 vereadores da base governista – 4 do MDB, 4 do PSD, 3 do União Brasil e 1 do Republicanos, para definir seu nome como novo líder do governo na Câmara de Araranguá.

Ele substitui Paulinho de Souza (MDB), que foi antecedido por Neno Fontoura (PSD) e Lena Périco (MDB).

Sua missão é manter o governo imune às críticas dos 3 vereadores de oposição, todos do PP. A ideia é evitar pedidos de informação e levar as respostas diretamente aos vereadores.

Conforme já vínhamos informando na coluna, o governo deverá ir para a campanha com MDB, PSD, União Brasil e Republicanos (já fechados), mais PSDB/Cidadania e PDT, que trabalham para ter nominata cheia – 11 homens/5mulheres. Ainda pode ter o Avante apenas para garantir tempo de rádio e TV na campanha.

 

Por onde se organiza a oposição

A oposição, por ora, tende a ter 2 a 3 frentes. Uma de PP e PL; outra do Solidariedade; e uma do PT. Há ainda a possibilidade de PT e Solidariedade se aliarem já que estão no campo da esquerda.

Um nome que circulou entre a última semana e o final de semana no PP para cabeça de chapa foi de Rogério Pessi, mas ele tem planos de ser candidato a vereador. Neste caso, Luiz Carlos Pessi (PL) deve ficar de fora e a família se unir em torno ode Rogério.

 

Obras para Rodeio de Areia e Vila Contessi

Na sexta-feira (17), o prefeito de Turvo, Sandro Cirimbeli (PP), deu ordem de serviço para a pavimentação de estradas nas comunidades de Rodeio da Areia e Linha Contessi, a TVO 252, com uma extensão de 880 metros, e a TVO 256, com 1.140 metros de extensão.

Serão investidos mais de R$ 1,5 milhão de emendas do mandato de Zé Milton (PP), que destinou em torno de R$ 11 milhões para o município na atual gestão para infraestrutura, saúde, educação e área social.

Cirimbeli e o vice Osvaldo Fávaro (PP) haviam projetado 25 km de pavimentação e devem entregar pelo menos 27k km neste mandato.

 

PSB em reconstrução

O PSB apoia a reeleição da prefeita Gislaine Cunha (MDB) em Sombrio. O presidente do partido é Vitório Gamba, que assumiu em abril o posto de secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico.

Outro município que o PSB busca participação nas próximas eleições é Balneário Gaivota, onde ocupa cargo no Samae.

O município buscar espaços em secretarias que tem ligação com os 2 ministérios do PSB no Governo Federal – Indústria e Comércio (Geraldo Alckmin) e Empreendedorismo (Márcio França).

 

Republicanos pode ter 12

O partido está encaminhado em Araranguá, Maracajá e Balneário Arroio do Silva; Sombrio, Balneário Gaivota, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Praia Grande; Turvo e Ermo. Trabalha ainda para montar Passo de Torres e Morro Grande. Se confirmar fica sem representação apenas em Timbé do Sul, Jacinto Machado e Meleiro.

 

Situação de Emergência

Foram 7 municípios da Amesc com decretos de estado de emergência poro causa das fortes chuvas que assolaram o estado: Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá e Araranguá. Agora já tem Rio do Sul na lista.