Ao fazer limpeza e manutenção nas duas Estações de Tratamento de Esgoto – situadas no Bairro Urussanguinha e no Parque Alvorada – e nas 19 estações elevatórias de esgoto, localizadas em pontos estratégicos do município, profissionais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE) retiram grande quantidade de resíduos descartados na rede coletora de esgoto. Os principais pontos de descarte irregulares são os ralos e o vaso sanitário das residências.
A engenheira sanitarista e ambiental, Bruna Inácio Nazário alerta que, esses resíduos geram diversos problemas, como o entupimento e ruptura das tubulações de esgoto e danos nos equipamentos de operação das estações de tratamento e elevatórias de esgoto.
Na manhã desta segunda-feira havia um extravasamento na avenida 15 de Novembro, Bairro Alto Feliz. A equipe do SAMAE esteve no local, retirando inúmeras sacolas plásticas e grande quantidade de material sólido, este provavelmente formado a partir do descarte irregular de óleo de cozinha saturado na rede de esgoto.
Entre os principais objetos que não podem ser descartados no vaso sanitário, pia da cozinha, banheiro ou tanque estão o óleo de cozinha e restos de alimentos, medicamentos e embalagens, papel higiênico, sacolas plásticas, fraldas, preservativos e absorventes.