Search

Embarcações acompanham padroeira de Araranguá em procissão fluvial

No último sábado (21), a imagem peregrina de Nossa Senhora Mãe dos Homens navegou pelas águas do Rio Araranguá em uma procissão fluvial, acompanhada por diversas embarcações. A bordo do Capitão dos Ganchos, a padroeira da cidade seguiu do Morro dos Conventos até o centro da cidade, em um evento que reunia cada vez mais peregrinos ao longo dos anos.

 

A procissão pelas águas do Araranguá remonta à chegada da imagem original no fim do século XIX, vinda do porto de Laguna, e era uma bênção especial para aqueles que moravam às margens do rio e também utilizavam os barcos para passeio ou trabalho.

 

A Mãe dos Homens passou por comunidades históricas como Canjiquinha, Manhoso, Rio dos Anjos, Volta Curta, entre outras localidades, chegando finalmente ao deck da ponte pênsil do bairro Barranca, onde voltou à terra firme.

 

Participaram da romaria os Guardiões de Nossa Senhora, festeiros, noveneiros, devotos em embarcações diversas, além de romeiros que saudavam a imagem nas margens do rio ao longo da procissão. O padre e reitor do Santuário Diocesano, Pe. Jonas Emerim Velho, acompanhou todo o percurso que finalizou na comunidade da Barranca.