Search

Confiança e dedicação do associado Cooperja no cultivo de sementes

O cuidado com o cultivo das sementes Cooperja começa desde a preparação do solo e a dedicação do produtor. Existe um rigoroso controle do processo produtivo, para que toda a qualidade das sementes produzidas no campo chegue com excelência ao produtor final. E é assim que a jornada de sucesso inicia na família Salla, na propriedade do associado Paulo Borges Salla, morador da comunidade de Passinhos, município de Osório/RS. A família cultiva em média 550 hectares de arroz nas proximidades da propriedade, e todos os integrantes da família estão envolvidos no agronegócio.

O filho Renan, também associado trabalha na lavoura junto com o pai, de onde aprendeu a ter todo carinho e amor pela terra. Eduarda a filha mais nova é contadora e faz a gestão da propriedade junto com a cunhada Josiane.

 

“O pai nos dá autonomia para fazer as coisas, dá conselho, e aqui todos se ajudam”, aponta ela.

 

Com mais de 40 anos de experiência na agricultura, a Cooperja lançou um desafio ao associado, que mesmo com insegurança, mas com a confiança que a cooperativa transmite, Paulo aceitou iniciar a plantação de sementes de arroz.

 

“É o primeiro ano com a experiência de plantar as sementes, sentimos a diferença nos manejos, que exige um pouco mais de cuidados e dedicação, mas com ajuda dos profissionais da cooperativa conseguimos chegar em um bom resultado para iniciar a colheita. Aceitamos este desafio por confiar no trabalho da Cooperja”, destaca Salla.

Seu Paulo fala ainda do atendimento e carinho que os profissionais da Cooperja oferecem. “Estamos tendo assistência direto, não importa o horário e dia, os consultores nos atendem com a entrega dos insumos e com esclarecimento de dúvidas para o melhor manejo, para alcançar um bom rendimento”, agradece o patriarca.

Para o assistente técnico em sementes Leandro Dill, o associado juntamente com seu filho não mediu esforços para a condução das lavouras.

 

“Seu Paulo conduz o planejamento e dá direção das ações de campo, o filho Renan sempre busca executar os manejos da cultura como orientado, para obter qualidade e produtividade. As decisões sempre são tomadas em conjunto entre Coopeja/UBS sob a minha consultoria, e o associado traz seus saberes para nós auxiliar. Com muito diálogo e visitas, facilitou a construção do cultivo das sementes”, elogia Dill.

As sementes da Cooperja são tricampeãs na conquista do Selo SeedCare da Syngenta. Sendo a única empresa no Brasil conquistar este selo para a cultura do arroz. Outro grande reconhecimento é a conquista do selo Seed Solutions da Basf. Sendo a primeira Cooperativa a conquistar este selo para cultura do arroz no Brasil.