Search

Apoio do PDT em Sombrio; apoios do R-10; oposição em Ermo; e mais

PDT assume cargo e segue no apoio a Gislaine

A posse dos 2 novos postos no governo de Sombrio – secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico e diretor de Agricultura, na última sexta-feira (12) já pode ser lida como uma compensação ao PDT, que já decidiu permanecer na coligação de Gislaine Cunha (MDB). Nas eleições de 2020, o PDT chegou a disputar a vaga de vice com Democratas e PL, quando o MDB decidiu por chapa pura, o que resolveu esta disputa.

O PDT e o PSB estão atuando como um bloco, mas mesmo assim, com a saída do União Brasil (fruto da fusão PSL – Democratas) e com o fortalecimento do PL, fica uma certeza: a disputa pela vaga de vice será entre MDB e PL (que naquela ocasião não tinha o governador, no caso Jorginho Mello).

O advogado Vitorio Gamba foi empossado como secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Daniel Guelere assumiu a diretoria da Agricultura.

Além de MDB, PL, PDT e PSB, por ora, a coligação aponta que quer o e Republicanos e ainda o PSDB na composição – partido que deu o vice para o PP em 2020.

 

Republicanos nas reeleições

O Republicanos da Amesc já tem alguns municípios em que já definiu qual apoio irá oferecer. Apoia as reeleições de César Cesa (MDB) em Araranguá; Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) em Balneário Gaivota; e Paulinho Della Vecchia (PL) em Ermo.

Está em conversação com a prefeita Gislaine Cunha (MDB) em Sombrio; e ainda em outros municípios. Em Maracajá e Balneário Arroio do Silva está fora das eleições. Em Praia Grande, com Henrique Maciel, e São João do Sul, com Paulinho Policial, busca espaço na majoritária.

Fotos: Daiana Tuon

 

Apoio do R-10 em Ermo

A decisão do Republicanos de apoiar Paulinho Della Vecchia (PL) em Ermo foi reforçada na noite de quinta-feira (11), no Sítio Girabas, quando foi apresentada a nominata de pré-candidatos a vereador.

O encontro foi coordenado pelo presidente Jessé Inácio Vieira e teve a presença do coordenador regional Marco Antônio Mota, Motinha, e também com o prefeito Paulinho Della Vecchia (MDB), que deve contar ainda com PL, PP, MDB e PSD na chapa.

 

E a oposição de Ermo

Por outro lado, a oposição começa a se organizar em torno do PDT e do PSDB. No sábado aconteceu uma confraternização no Morro do Soares, na residência do Adão Gadelha, em que estava o pré-candidato a prefeito Luciano Domingos, o Canário (PDT), que concorreu como vice em 2020 na chapa do agora falecido Marcos Leone de Oliveira, o Marquinhos (PSDB).

Quem ainda deu uma passada pela confraternização foi o presidente da Cersul, Andrei Magagnin.

Noutro flanco ainda tem o PT, também que lançou o vereador Kal e Bruna Toapnotti como pré-cadidatos a prefeito.

 

Amesc de luto

Em menos de um ano a região da Amesc perdeu três políticos que ocuparam mandatos: Marcos Leone de Oliveira (PSDB), ex prefeito de Ermo; Anélia Rovaris Mondardo (PP), ex vice-prefeita de Timbé do Sul; e agora Nailor Biava (PSD), ex prefeito de Timbé do Sul.