Search

Timbé do Sul se despede do ex prefeito Nailor Biava

Nailor Biava faleceu em Araranguá na manhã deste domingo, 14 de abril, aos 71 anos. Informações preliminares dão conta de que foi vítima de um infarto fulminante após uma parada cardiorrespiratória. Ele já havia feito uma cirurgia no coração há cerca de seis anos.

Era um sujeito boa praça, sempre falava baixo, aumentava o tom da voz em poucas oportunidades. Mas era firme, tinha liderança. Tanto que comandou Timbé do Sul por duas vezes. Primeiro por 4 anos (2005 e 2008) e depois reeleito, ficou por mais 10 meses. Teve o mandato interrompido pela justiça eleitoral.

Depois de deixar a Prefeitura deixou Timbé do Sul e passou a morar em Araranguá.

Nai foi prefeito duas vezes em Timbé do Sul e presidente da Amesc, quando montou uma equipe técnica para atender as prefeituras e ajudar a conseguir projetos junto aos governos federal e estadual. Foi um novo momento da atuação da Amesc – Associação dos Municípios do Extremo Sul, porque mudou o conceito de profissionalização da área de engenharia para os municípios da região.

Em Araranguá, Nai virou representante comercial no setor de selaria, ou seja, produtos para quem gosta de cavalgadas. Atuava desde 2011 na empresa Selaria do Sul, como distribuidor de selas e produtos do setor para os comércios aqui de Santa Catarina.

 

Dois mandatos a frente da Prefeitura

O ex-prefeito Nailor Biava (DEM) sempre dizia que tinha sido vítima de uma armação e que a perda do segundo mandato, menos de um ano depois de ter sido eleito, teria sido montada para derrubá-lo junto com seu vice-prefeito Mariano Alexandre (PSDB). O mandato foi cassado na 42ª Zona Eleitoral de Turvo e confirmada pela Tribunal Regional Eleitoral. Nailor e Mariano foram eleitos com 51,51% dos votos válidos, portanto a eleição foi cancelada, e feita uma suplementar. Até as eleições o presidente da Câmara Valdir Savi Sobrinho, aliado do ex –prefeito Valentim Colodel, assumiu interinamente o cargo de prefeito onde ficou de 30 de outubro a 31 de dezembro de 2009. Nai foi prefeito de 01.01.2009 a 29.10.2009. Antes havia sido prefeito no primeiro mandato de 2005 a 2008. No primeiro mandato foi vice Anélia Mondardo Rovaris (PP), que faleceu em 2023 aos 80 anos de idade.

 

De volta à Prefeitura

Depois de dois mandatos seguidos de Eclair Alves Coelho (MDB), a família Biava retomou o comando do município e Roberto Biava, o Betinho (PP), irmão de Nai, assumiu o comando de 2017 a 2020 e foi reeleito para este segundo mandato de 2021 a 2024.

 

Despedidas finais

O velório do Nailor Biava é a partir das 14h deste domingo (14) na capela mortuária de Timbé do Sul e o sepultamento amanhã às 9h no cemitério de Timbé do Sul.