Search

Crescimento do Novo; PL recebe nos filiados; PSD e PP se movimentam em Sombrio

NOVO SC LANÇA MAIS DE 350 PRÉ-CANDIDATOS PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

 

Em expressivo número de pessoas participou do 5° Encontro Estadual do NOVO Santa Catarina, em Blumenau onde foram apresentados oficialmente mais de 350 pré-candidatos a prefeitos e vereadores.

Como lembra o presidente estadual do Novo, Khalil Zattar, na última eleição municipal a sigla teve candidatos em apenas seis municípios e agora estará em quase 40.

“[…] Em 2020 havia 3 mil filiados e agora são quase 5 mil. Somos o partido que mais cresceu em número de filiados em todo o Brasil neste ano. […] A meta é eleger ao menos cinco prefeitos e 40 vereadores em mais de 20 cidades”.

Em 2024, o Partido NOVO atingiu a marca de 50 mil filiados, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“[…] Havíamos programado disputar eleições em cerca de 300 municípios, mas a ideia é chegar próximo das 500 cidades”, disse o presidente nacional do NOVO, Eduardo Ribeiro.

 

PL RECEBE NOVOS FILIADOS

O PL aproveitou a véspera do fechamento da janela partidária, na noite de sexta-feira (5), para receber novas filiações. E filia direita aconteceu no Restaurante Espetão com a presença da presidente de Araranguá, Andresa Ribeiro, e do coordenador regional André Fernandes.

O partido amplia o número de filiados para criar alternativas a saída de Luiz da Farmácia, Igor Batista, Luiz Serrano e Guga de Castilho. Filiado ao partido Márcio Honório afirma que não será candidato. Como as convenções são de 20 de julho a 5 de Agosto o PL não terá dificuldades de apresentar uma chapa robusta para as eleições deste ano.

O presidente do PP José Márcio Scarsanella, o Márcio Tubinho, e o vereador Douglas Michels (PP), compareceram ao evento dos liberais para demonstrar o desejo de formar a aliança para as eleições deste ano.

O PL ficou sem vereador na Câmara com a saída de Luiz da Farmácia para o Republicanos. O PP também reduziu uma cadeira com a saída de Jorginho para o PSD e terá dois nomes em busca e vaga na próxima legislatura – Douglas e Diran Drewke. Já o presidente Tubinho é cogitado para uma composição majoritária. Assim como no PL o nome de Andresa Ribeiro, que é suplente de deputada estadual, é o mais lembrado para compor a chapa majoritária neste ano.

 

JEFERSON RAUPP FILIADO AO PSD

A filiação aconteceu no evento do PSD em Braço do Norte para receber novos filiados e com a presença de lideranças de peso como os prefeitos de Criciúma Clésio Salvaro, e de Chapecó João Rodrigues, e o deputado estadual Júlio Garcia.

Jé Raupp – que já secretário de Finanças no passado, confirmou a filiação junto com empresário Teco Silvério, e mais um grupo de lideranças de Sombrio, como havia antecipado a coluna. Com isso o PSD se fortalece para as eleições de deste ano, e pode ser uma opção como oposição ou terceira via. Teco e Jé podem inclusive formar uma chapa na majoritária.

O PSD traz neste grupo filiados do antigo União Brasil – como o vereador Gean Albino, alguns dissidentes do PL, e mais 5 pré-candidatos oriundos do MDB.

“Agora com os pré-candidatos já escolhidos é hora de planejar o grupo para a eleição municipal e organizar as candidaturas, tanto majoritária como a nominata de vereadores”, conta Teco Silvério.

Sem antecipar qual será o projeto do PSD para as eleições, que pode ser junto com PP ou mesmo numa terceira via, Jé Raupp disse à coluna:

“Eu posso afirmar que irei me unir a um projeto para a cidade que objetive a melhoria da qualidade de vida das pessoas, na cidade e no campo, e estou à disposição para somar no time do PSD […] onde existem várias pessoas aptas a serem candidatos na majoritária e na nossa nominata de vereadores”.

 

NOVOS PROGRESSISTAS

Em Sombrio o PP recebeu a filiação da Dra. Lara Fontana e esposo José Leonel, ela ativa nas causas animais e sociais de município. Também foram filiados Ramon Marinho, Adri Farezin e Ruana Boeira, mas o partido trabalho filiações ao longo dos anos.