Search

Élvio confirma filiação no Progressistas do Arroio

O presidente da Câmara de Vereadores, Élvio Zocche, definiu nesta quinta-feira (4) sua filiação no Progressistas de Balneário Arroio do Silva, e segue o mesmo caminho do prefeito Evandro Scaini e do vice-prefeito Carlos Scarsanella, que está em segundo mandato seguido como vice-prefeito.

Em 2020, o grupo do prefeito Scaini elegeu junto com ele 5 vereadores pelo extinto PSL, partido do então presidente Jair Bolsonaro e do governador Carlos Moisés da Silva. Com a fusão entre Democratas e PSL foi criado o União Brasil, que manteve os 5 vereadores – Lei do Mar Azul, Maria Alice Luciano, Élvio Zoche, Alan da Ambulância e Pedrinho Coelho.

 

ACORDO COM O PP

Com a ida de Carlos Moisés para o Republicanos, Carlos Scarsanella migrou para o PP, mas os 5 vereadores permaneceram no União Brasil e aguardaram a abertura da janela de filiação partidária (6 de março a 6 abril deste ano). Na semana passada, o prefeito Scaini acertou os detalhes para filiação no Progressistas com o deputado Zé Milton e com a direção estadual do PP, e, em outro flanco fechou acordo com o PSD para levar para o partido metade do time de vereadores.

Nesta costura, o presidente Élvio Zocche, Maria Alice Luciano e o suplente de vereador Pastor Elias, que deixa a Câmara para o retorno de Lei, deixam o União Brasil pelo Progressistas.

 

ACORDO COM O PSD

Pelo acordo, costurado junto com Gisela Scaini e o deputado estadual Júlio Garcia, o PSD passa a ser comandado pelo secretário de Administração e Finanças do Arroio, Wilker Correa Maciel, e leva os vereadores Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul; Alan da Ambulância e Pedrinho Coelho. O compromisso deste acordo entre PP e PSD é que o prefeito Evandro concorra pelo PP e o vice saia do PSD.

Para isso, além da ida dos 3 vereadores do União Brasil para o PSD, o prefeito exonerou 3 secretários municipais. Lei do Mar Azul – desincompatibilizado da Secretaria de Obras – é o nome preferencial para a vaga de vice, trabalhou para isso, e só depende se ser liberado pela justiça eleitoral para ser o candidato. Mas além, dele, para evitar surpresas lá na frente, o prefeito exonerou Jorge “da Celesc” Freitas da pasta do planejamento; e Rogério Ferreira da Costa, da Secretaria de Obras. Ambos ficam como “carta na manga” para eventuais surpresas e para que Scaini não fique correndo atrás de vice na última hora.