Search

PSDB vice do PSD em Criciúma; Teco comanda PSD de Sombrio; Podemos; e mais

SE JÁ TEM VICE PRO ARLEU É PORQUE GUIDI ESTÁ FORA

Na reunião que aconteceu nesta quarta-feira (3) no escritório político da deputada federal Geovania de Sá, em Criciúma, o PSDB decidiu aceitar o convite do PSD para compor a chapa para disputar as eleições municipais de Criciúma em 2024. A presença do prefeito Clésio Salvaro (PSD) na reunião já dá o tom do encaminhamento, com Arleu como nome de Salvaro para sucessão.
Participaram da reunião o presidente estadual do PSDB deputado Marcos Vieira, prefeito Clésio, vereador Arleu da Silveira (PSD), prefeito de Nova Veneza Rogério Frigo, prefeito de Balneário Gaivota Kekinha, suplente de deputado estadual Acélio Casagrande,  ex-deputado Gilmar Knaesel, secretário-geral do PSDB, ex-deputado Dóia Guglielmi, vereadora Roseli de Lucca, e os pré-candidatos a vereador do partido.

A vaga será decidida entre Acélio Casagrande e Roseli de Lucca. Depois PSD e PSDB irão debater a participação de outros partidos.

O PSD estadual fez proposta para “embretar” Ricardo Guidi no partido, evitar sua saída ou ao menos ganhar o cargo de deputado federal para Darci de Mattos (PSD) em caso de processo de perda de mandato para o caso de sua saída. Ao mesmo tempo oferece vaga de vice ao PSDB.

Com isso, fica impossível sustentar a presença de Guidi, que sequer participa de uma decisão como essa, já que tem intenção de ir para o PL ou ter o PL como seu vice.

Pelo menos 10 ocupantes de cargos do alto escalão do Governo Salvaro (PSDB) saíram para disputar vaga na Câmara de Criciúma nas próximas eleições.

 

PSD E UNIÃO BRASIL

Um grupo de empresários e lideranças de Sombrio costura a construção de um time forte para enfrentar a atual gestão (de Gislaine Cunha – MDB), já que há dificuldades de abertura de espaço para vice no time governista.

Teco é o novo presidente do PSD de Sombrio a convite do deputado estadual Júlio Garcia, e já passa a ter um vereador na Câmara, Gean Albino, que deixa o União Brasil, juntamente com um grupo de lideranças.

O PSD quer compor na majoritária como vice ou mesmo liderar uma terceira via em contraponto a MDB e Progressistas.

O partido irá montar uma chapa de candidatos a vereador em parceria com União Brasil, presidido por Rudmar Quartieiro, primeiro presidente do extinto Democratas.

Teco informou ao vice-presidente Gean Loureiro as razões para esta mudança, e ouviu que não terá dificuldades por conta da aliança União Brasil e PSD em Santa Catarina.

O grupo aponta o projeto estadual do PSD como atrativo para a migração. O time tem Clésio Salvaro (Criciúma), João Rodrigues (Chapecó) e Topázio Neto (Florianópolis).

A costura foi feita por Gisela Scaini, assessora do deputado Júlio Garcia, que coordenou a campanha de Gean Loureiro junto com Teco na Amesc e Amrec em 2022.

 

PODEMOS EM 120 MUNICÍPIOS

O fortalecimento do Podemos em Santa Catarina pautou a reunião virtual da presidente estadual do partido, deputada Paulinha, com os presidentes municipais na segunda-feira (1º de abril). A deputada está no comando desde março e já conta com 120 executivas municipais (algumas provisórias).

O Podemos segue em busca de filiações até o fechamento da janela partidária, neste fim de semana. Na agenda Navegantes, Capivari de Baixo, Barra Velha e São Francisco do Sul.

Paulinha, Lucas Neves e Camilo Martins tem trabalho em conjunto e a meta para 2024 é ter vereadores e 40 candidaturas majoritárias de prefeitos ou vice-prefeitos.

 

PRESIDENTE DO SOLIDARIEDADE

Anotações da entrevista do sindicato Osvaldo Mafra (presidente do sindicato e da federação da alimentação), presidente do Solidariedade de Santa Catarina: 1) O partido irá buscar uma federação para 2026; 2) o partido irá lançar Marília Arraes (neta de Miguel Arraes) como candidata à presidente; 3) o SDD atingiu a clausula de barreira e tem acesso ao fundo partidário e fundo eleitoral, e tempo de televisão; 4) o partido tem 4 deputados federais, 21 estaduais e 1 governador no Amapá; 5) o partido tem vereadores em Blumenau, Joinville e Itajaí; 6) em reconstrução em Araranguá; Balneário Arroio do Silva; São João do Sul; 7) com nominatas de vereador em Laguna; Jaguaruna; Tubarão; e Florianópolis.

 

NOVO TIME DO PSD

Anotações da entrevista do vereador Jair Anastácio (PSD) e do vice-prefeito Tano Costa (PSD): 1) Jair saiu porque o PT não sinalizava dificuldade de montar nominata; 2) a saída de Jair animou algumas lideranças que não sentiam que teriam força para disputar a vaga dentro do partido; 3) Tano lembra que a coligação com César tem 12 vereadores e 11 deles buscando a reeleição; 4) MDB, PSD, União Brasil e Republicanos estão confirmados na aliança para reeleição; 5) Tano ainda trabalha para montar nominata no PSDB/Cidadania e PDT; 6) Avante não deve ter time e o Solidariedade terá candidato na oposição.