Search

Secretários de Sombrio na Câmara; novo time em Sombrio; gestão de Araranguá com contas aprovadas; concurso da PM; e mais

Sombrio e os prazos de desincompatibilização

Com a aproximação do dia 5 de abril, a semana é decisiva para secretários que irão buscar vagas de vereador. A lei fala em 6 meses para desincompatibilizar do cargo para secretários, 4 meses para diretores e 3 meses para servidores de carreira ou ocupantes de cargos comissionados que não sejam de direção. No entanto, se o secretário for candidato a prefeito ou vice, pode se afastar até dia 5 de junho.

Em Sombrio, voltam à Câmara de Vereadores 2 secretários da prefeita Gislaine Cunha (MDB), os vereadores Jonas D’Ávila, MDB (Obras de Agricultura) e Rafa Enfermeiro, PL (Saúde), ambos cotados para ser candidatos a vereador, mas com possibilidade de estar na chapa majoritária como vice.

Rafa entrou em licença e nem voltou à Câmara, já manteve o espaço para o suplente Cristian Luchina. Jonas volta ao Legislativo no prazo fatal dia 5 de Abril.

 

Expectativa em Sombrio

Um grupo de empresários de Sombrio está montando esta semana um projeto político que será apresentado durante esta semana, com promessa de filiações expressivas. Uma delas é o contador Jéfferson Raupp, o Jé Raupp, que já foi secretário de Administração em Balneário Gaivota, e de Finanças de Sombrio, além de representante do deputado federal Daniel Freitas (PL) na região (vínculo de amizade no caso). Ainda não foi anunciado se o grupo será de oposição ou de situação e nem qual o partido.

-texto atualizado às 12h32

 

Fanica vai à reeleição

O prefeito de Praia Grande, Fanica Machado (PP), conta com pelo menos 7 partidos em sua aliança. O nomes de Eliseu Espíndula, o Colonão, que deixou o MDB pelo PL, e é cotado para ser o vice na chapa. Devem apoiar Fanica PP, PL, PSDB, PSD, PDT, Podemos e União Brasil. Por ora, Republicanos, MDB e PT estão fora.

 

Contas de 2022 aprovadas

Aprovado na Câmara de Araranguá o Decreto Legislativo o parecer das contas de 2022 da gestão César (MDB) e Tano (PSD).

 

É preciso chamar os concursados

Os vereadores de Araranguá, assim como aconteceu em Balneário Arroio do Silva, quando o vereador Sargento Clailton de Oliveira (PL) fez moção de apoio, também aprovaram documento igual para levar até o govenador Jorginho Mello (PL). A moção apresentada por Samuca (União Brasil) com apoio dos demais, pede que sejam chamados os 874 aprovados do último concurso da Polícia Militar – 26 de Araranguá.

O processo segue paralisado no Supremo Tribunal Federal por ordem da ministra Carmem Lúcia. Mesmo se forem chamados todos os aprovados ainda é insuficiente para recomposição do efetivo que está com déficit de mais de 2 mil policiais.

 

Menos partidos

A composição da Câmara de Araranguá após as 9 mudanças, ficou com 5 partidos com assento na casa: da base governista 4 do MDB; 4 do PSD; 3 União Brasil; e 1 do Republicanos; e da oposição apenas os 3 vereadores do Progressistas. Em 2020 haviam 8 partidos na Câmara. Enquanto União Brasil e Republicanos entraram, ficaram sem cadeiras o  PDT (2), PT (1), Podemos (1), PL (1) e Avante (1).

 

Mais 2 andares

O vereador Paulinho de Souza (MDB) e o presidente Câmara de Vereadores de Araranguá, Márcio Tubinho (PP), apresentaram Emenda ao Plano Diretor para autorizar que as edificações de Araranguá pudessem ganhar mais 2 andares.

 

Adércio vai pra campanha

O policial penal Adércio Velter (Republicanos), que já atuou como assessor do ex deputado estadual Manoel Mota (MDB), comemora os 20 anos do primeiro convênio assinado para que os apenados do Presídio Regional (quando então era diretor e foi o idealizador do projeto) presos do regime semiaberto fizessem a limpeza e conservação das ruas e praças nos municípios. O acordo aconteceu na passagem do juiz Júlio César Ferreira de Melo por Araranguá. Velter tocou o projeto durante o Furacão Catarina em 2004. Agora 20 anos depois, Velter volta atuar no programa como servidor do município de Araranguá junto à secretaria de Obras do município.

Velter se afasta do cargo porque é pré-candidato a vereador pelo Republicanos na chapa de César e Tano.

-texto atualizado às 12h32