Search

Vereador Jair Anastácio deixa PT de Araranguá; enquanto vereador Kal entra no PT de Ermo

O PT de Araranguá não tem mais vereador, mas o partido segue com um do vale com a filiação de um vereador de Ermo.

O vereador Jair Anastácio entregou a carta de desfiliação ao Partido dos Trabalhadores de Araranguá sob a alegação de que o partido ainda não conseguiu construir uma chapa consistente de pré-candidatos a vereador, o que poderia criar dificuldade para sua eleição.

No entanto, existe outro motivação que é bastante forte. É que o governo já informou que o PT não estará na chapa dos partidos que estarão na aliança para outubro deste ano para chapa César/Tano.

O partido foi vetado porque muitos nomes que estão na lista de pré-candidatos a vereador de MDB, PSD, União Brasil e Republicanos ameaçaram abandonar a pré-candidatura no caso de o PT estar no grupo.

O governo avaliou a possibilidade de perdas e ganhos e decidiu por não abrir espaço para o PT.

Além do mais o PT tinha somente 3 cargos (assistência social, obras e administrativo) e teve já uma baixa com a exoneração de Eliane Scremin.

Jair define nesta quinta-feira (28), véspera de feriado de Páscoa, para qual partido irá. O mais provável é que seja o PSD de Tano Costa, mas ainda existe uma possibilidade menor ainda de ser o PDT, ou remotamente de ser o MDB.

Para o governo falta ainda fechar as chapas do PDT, da federação PSDB/Cidadania e Solidariedade para definir os aliados para a próxima eleição.

 

Baixas do PT

O suplente de vereador Sargento Jorge da Cruz também já decidiu que não será candidato a vereador nas próximas eleições. Recebeu convites também para filiação em outros partidos.

O suplente de vereador Adair Jordão, que foi um dos 3 vereadores eleitos do PT (2013 a 2016), deixou o PT e irá apoiar a candidatura de Fernando Espíndula (o Fernando do Sindicato), que deixou o MDB pelo Republicanos.

 

Para mudar a história

Jair, além da missão de buscar seu terceiro mandato, terá que quebrar um histórico de que vereadores que saíram do PT de Araranguá não voltaram para Câmara – Geraldo Mendes (foi para PSD, PP), Celso de Souza (foi para o Psol) e Chico Merêncio (foi para Psol).

 

Kal em Ermo

O vereador Claudionor de Souza, o Kal, está com as malas prontas para se filiar ao PT e deixar o PSD. Passa a ser o pré-candidato a prefeito do partido junto com Bárbara Topanotti.

O partido ainda está discutindo a possibilidade de aliança com o time de oposição que tem como pré-candidatos Luciano “Canário” Domingos (PDT) e Giovane Buzzanello (PSDB).