Grande ato de filiação de lideranças do Sul do Estado em Tubarão
Muitas lideranças que não puderam se filiar ao PL na capital do estado foram convocadas para esta quinta-feira (21), na Hangar 737, em Tubarão, para o ato organizado pelo deputado estadual Estener Soratto (PL), com a presença do governador Jorginho Mello e dos parlamentares do partido. No evento foi confirmada a filiação do vereador João Antônio da Rocha e do ex vice-prefeito Luiz Ivalnei Martinello, o Neguinho, ambos do PSDB. Neguinho por sinal já chega para ser o pré-candidato a prefeito pelo partido.
Uma comitiva de Balneário Arroio do Silva também participou do ato com o vereador Sargento Clailton, com Ramona Réus. Expectativa ainda para a filiação dos irmãos Caetano, Evaldo e Everaldo, e de Greyce Copetti, ainda indefinida.
PSD vice do Alex
A projeção da coordenação é de que o PSD deverá ficar com 25 vereadores na região da Amesc ao final da janela de troca de partidos.
Em Balneário Gaivota perdeu Anderson Joaquim (Nando) que vai para o PRD e ganha Fernando do Tide (ex PSB). Em Araranguá mantem 3 cadeiras com saída de Paulinho e Samuca, chegada de Jorginho e Zico, e permanência de Neno Fontoura.
O PSD terá 3 vereadores em Balneário Arroio do Silva com apoio do deputado estadual Júlio Garcia, todos vindos do União Brasil – Lei do Mar Azul, Alan da Ambulância e Pedrinho Coelho.
Em São João do Sul, conforme adiantado pela coluna, o PSD perdeu um vereador para o PL, José Lucas Delfino, o Jusa, mas ganhou 3. A filiação de Ismael Santana, aconteceu no CTG, para ser vice de Alex Bianchin (PDT), e ainda Donizete e Carla, todos do MDB.
Alex e Ismael devem ser candidatos com PP e PSDB no grupo.
MDB busca a unidade
Em Turvo, o MDB fez mais uma reunião no Grêmio Turvense para motivação do time. Além do deputado estadual Tiago Zilli, presença do ex prefeito Ronaldo Carlessi, e dos pré-candidatos a prefeito Heriberto Schmidt, Edson Pisca Dagostin, Zebra Vassoler, Nei Vitto e Afonso Casteller.
Lideranças de vários municípios também prestigiaram o ato do MDB turvense.
Prefeitos aliados
No evento macrorregional de filiação do União Brasil, em Morro da Fumaça, com a presença do presidente do partido, Fábio Schiochet, e do vice-presidente Gean Loureiro, a presença de dois prefeitos da Região do Vale do Araranguá, Aníbal Brambila (PSD) de Maracajá, e Evandro Scaini (Republicanos) de Balneário Arroio do Silva. Ambos os prefeitos contam com o União Brasil em seus projetos de reeleição.
A vereadora Edilane Nicoleite acompanhou o grupo que está chegando para o União Brasil. De Araranguá, os vereadores Diego Pires, Luciano Pires e Samuca, além de Fabrícia Scremin, Dedo e Talison.
Menos chapas em Sombrio e Araranguá
As eleições de Sombrio deste ano se assemelham um pouco com as de Araranguá. Isto porque em 2020 a Cidade das Avenidas teve 5 candidatos eles acabaram a eleição nesta ordem: César Cesa (MDB) 1º; Daniel Viriato (PP) 2º; Ricardo Ghellere (PRTB) 3º; Igor Batista (PL) 4º; e Felipe Damásio (Psol) 5º. Destes 5 candidatos, 2 deles irão apoiar a reeleição de César e Tano (PSD). Ricardo e Igor estão no PSD e irão buscar vaga na Câmara pela coligação do prefeito.
Nas eleições de 2020, em Sombrio, o MDB venceu a terceira eleição consecutiva, quando Gislaine Cunha (MDB) fez 7.257 votos (43,57%) contra o segundo colocado Cristian Rosa (PP), que fez 6.472 votos (38,86%), e contra o terceiro Clodoaldo Patrício (PRTB), que fez 2.927 votos (17,57%) e conseguiu eleger um vereador, Adriano Magrão (PRTB). Agora, Clodoaldo e Magrão deixaram o PRTB, estão no PL e irão apoiar a reeleição da prefeita. O PDT deverá seguir no governo.
A tendência agora é de 2 chapas, ou uma terceira com o PT.
Chapa nem tão pura do MDB
Para fechar o grupo do MDB em 2020, Gislaine (que vinha do PL) teve que disputar com chapa pura e Jeriel Isopo (MDB) foi o parceiro indicado pelo partido. O vice voltou a aparecer com força na cena política, também para evitar a indicação de outro nome, como Nego Gomes, por exemplo, que sempre é cogitado.
O momento é um pouco diferente e o PL, que já havia apontado Rafa Enfermeiro e Charles Demian, agora tem Clodoaldo como nome para vice.
O MDB deverá tentar bater o pé para manter o posto de vice porque imagina que, se abrir espaço para o PL, corre o risco de ver a prefeita voltar para o PL de Jorginho Mello tão logo vença a eleição e deixar o MDB “a ver navios”.
Sem espaço na chapa
O União Brasil, que tem nomes como Teco Silvério e Gean Albino como nomes para compor chapa majoritária, está afastado e deverá se aliar ao PP de Eraldo “Peri” Soares. O Progressistas, que pode ter 5 partidos na chapa: PP, PSDB, União, Republicanos e PSD (se formar partido).
Notas finais
-O ex vereador Celso Rogério de Sousa (PDT) se lança como pré-candidato a prefeito de olho na vaga e vice de Gislaine Cunha (MDB), e deve ainda ajudar a montar o PSB em Sombrio.
-Em Balneário Arroio, expectativa para a definição da filiação de Elvio Zocche e Maria Alice Luciano, que estão no União Brasil, mas tem convite para filiar junto com um grande grupo no Progressistas.