Search

Neguinho no PL; Ismael no PSD e vice de Alex; União Brasil recebe três vereadores; MDB de Turvo; e costuras de Sombrio

Grande ato de filiação de lideranças do Sul do Estado em Tubarão

Muitas lideranças que não puderam se filiar ao PL na capital do estado foram convocadas para esta quinta-feira (21), na Hangar 737, em Tubarão, para o ato organizado pelo deputado estadual Estener Soratto (PL), com a presença do governador Jorginho Mello e dos parlamentares do partido. No evento foi confirmada a filiação do vereador João Antônio da Rocha e do ex vice-prefeito Luiz Ivalnei Martinello, o Neguinho, ambos do PSDB. Neguinho por sinal já chega para ser o pré-candidato a prefeito pelo partido.

Uma comitiva de Balneário Arroio do Silva também participou do ato com o vereador Sargento Clailton, com Ramona Réus. Expectativa ainda para a filiação dos irmãos Caetano, Evaldo e Everaldo, e de Greyce Copetti, ainda indefinida.

 

 

PSD vice do Alex

A projeção da coordenação é de que o PSD deverá ficar com 25 vereadores na região da Amesc ao final da janela de troca de partidos.

Em Balneário Gaivota perdeu Anderson Joaquim (Nando) que vai para o PRD e ganha Fernando do Tide (ex PSB). Em Araranguá mantem 3 cadeiras com saída de Paulinho e Samuca, chegada de Jorginho e Zico, e permanência de Neno Fontoura.

O PSD terá 3 vereadores em Balneário Arroio do Silva com apoio do deputado estadual Júlio Garcia, todos vindos do União Brasil – Lei do Mar Azul, Alan da Ambulância e Pedrinho Coelho.

Em São João do Sul, conforme adiantado pela coluna, o PSD perdeu um vereador para o PL, José Lucas Delfino, o Jusa, mas ganhou 3. A filiação de Ismael Santana, aconteceu no CTG, para ser vice de Alex Bianchin (PDT), e ainda Donizete e Carla, todos do MDB.

Alex e Ismael devem ser candidatos com PP e PSDB no grupo.

 

 

MDB busca a unidade

Em Turvo, o MDB fez mais uma reunião no Grêmio Turvense para motivação do time. Além do deputado estadual Tiago Zilli, presença do ex prefeito Ronaldo Carlessi, e dos pré-candidatos a prefeito Heriberto Schmidt, Edson Pisca Dagostin, Zebra Vassoler, Nei Vitto e Afonso Casteller.

Lideranças de vários municípios também prestigiaram o ato do MDB turvense.

 

Prefeitos aliados

No evento macrorregional de filiação do União Brasil, em Morro da Fumaça, com a presença do presidente do partido, Fábio Schiochet, e do vice-presidente Gean Loureiro, a presença de dois prefeitos da Região do Vale do Araranguá, Aníbal Brambila (PSD) de Maracajá, e Evandro Scaini (Republicanos) de Balneário Arroio do Silva. Ambos os prefeitos contam com o União Brasil em seus projetos de reeleição.

A vereadora Edilane Nicoleite acompanhou o grupo que está chegando para o União Brasil. De Araranguá, os vereadores Diego Pires, Luciano Pires e Samuca, além de Fabrícia Scremin, Dedo e Talison.

 

Menos chapas em Sombrio e Araranguá

As eleições de Sombrio deste ano se assemelham um pouco com as de Araranguá. Isto porque em 2020 a Cidade das Avenidas teve 5 candidatos eles acabaram a eleição nesta ordem: César Cesa (MDB) 1º; Daniel Viriato (PP) 2º; Ricardo Ghellere (PRTB) 3º; Igor Batista (PL) 4º; e Felipe Damásio (Psol) 5º. Destes 5 candidatos, 2 deles irão apoiar a reeleição de César e Tano (PSD). Ricardo e Igor estão no PSD e irão buscar vaga na Câmara pela coligação do prefeito.

Nas eleições de 2020, em Sombrio, o MDB venceu a terceira eleição consecutiva, quando Gislaine Cunha (MDB) fez 7.257 votos (43,57%) contra o segundo colocado Cristian Rosa (PP), que fez 6.472 votos (38,86%), e contra o terceiro Clodoaldo Patrício (PRTB), que fez 2.927 votos (17,57%) e conseguiu eleger um vereador, Adriano Magrão (PRTB). Agora, Clodoaldo e Magrão deixaram o PRTB, estão no PL e irão apoiar a reeleição da prefeita. O PDT deverá seguir no governo.

A tendência agora é de 2 chapas, ou uma terceira com o PT.

 

Chapa nem tão pura do MDB

Para fechar o grupo do MDB em 2020, Gislaine (que vinha do PL) teve que disputar com chapa pura e Jeriel Isopo (MDB) foi o parceiro indicado pelo partido. O vice voltou a aparecer com força na cena política, também para evitar a indicação de outro nome, como Nego Gomes, por exemplo, que sempre é cogitado.

O momento é um pouco diferente e o PL, que já havia apontado Rafa Enfermeiro e Charles Demian, agora tem Clodoaldo como nome para vice.

O MDB deverá tentar bater o pé para manter o posto de vice porque imagina que, se abrir espaço para o PL, corre o risco de ver a prefeita voltar para o PL de Jorginho Mello tão logo vença a eleição e deixar o MDB “a ver navios”.

 

Sem espaço na chapa

O União Brasil, que tem nomes como Teco Silvério e Gean Albino como nomes para compor chapa majoritária, está afastado e deverá se aliar ao PP de Eraldo “Peri” Soares. O Progressistas, que pode ter 5 partidos na chapa: PP, PSDB, União, Republicanos e PSD (se formar partido).

 

Notas finais

-O ex vereador Celso Rogério de Sousa (PDT) se lança como pré-candidato a prefeito de olho na vaga e vice de Gislaine Cunha (MDB), e deve ainda ajudar a montar o PSB em Sombrio.

-Em Balneário Arroio, expectativa para a definição da filiação de Elvio Zocche e Maria Alice Luciano, que estão no União Brasil, mas tem convite para filiar junto com um grande grupo no Progressistas.