Search

Vereadores mudam na Gaivota; HDJ com novas especialidades; PP, PSD e PSDB fazem suas costuras; MDB organizado em Sombrio; debandada do MDB do Arroio; OAB em pauta; e mais

Gaivota: dos 9 vereadores, 4 trocam de partido

Em Balneário Gaivota pelo menos mais 3 mudanças devem agitar este período de abertura da janela eleitoral. Depois que Maria Leandro, a Maria da Saúde, deixou o MDB para ampliar a bancada do PSDB para 4 vereadores; a bancada de situação passará a contar com mais 2 vereadores do PRD 25 (partido que nasceu da fusão PTB 14 – Patriota 51). Está marcado para as 14h30 de sábado, no Salão Paroquial da Lagoa de Fora, o ato de filiação do vereador Anderson Joaquim dos Santos, o Nando, que deixa o PSD, e o ex presidente da Câmara; e Paulo Roberto da Silva, o Paulinho, que deixa o PP. Com isto, o time de Kekinha (PSDB) e Jonatã (PL) mantém 6 vereadores na Câmara.

A oposição, por sua vez, que fica com 3 vereadores – 2 do PP, Márcio Batista e José Ênio da Silva, o Ênio do Pedro Chico, cotado para ser vice na chapa de Ronaldinho Pereira (PP); e ainda Fernando Gonçalves Batista, o Fernando do Tide (ex PSL e ex PSB) será filiado pelo PSD, e pode ser vice na chapa de Fábio Albino, o Fabinho da Fabsul (PSD).

 

MDB apresenta nomes

O MDB de Sombrio fez uma reunião de confraternização na sexta-feira (18) para receber novas filiações e para apresentar sua nominata de pré-candidatos a vereador, com a presença do deputado estadual Tiago Zilli (MDB).

O vereador Rafa Enfermeiro (PL) marcou presença. Ele que é cotado junto com um médico de Sombrio, Charles Damian Preve, como possível nome para a disputa em caso de o MDB não decidir repetir a eleição com chapa pura em 2020.

 

PL ou PP?

Ainda que tenha sinalizado para filiação ao PL, o vereador de Sombrio Adriano Magrão (que deixa o PRTB) balançou até a última hora pelo convite do PP. Com o PL definiu pelo apoio ao governo de Gislaine Cunha (MDB), mas com o PP iria apoiar a chapa de Peri Soares (PP) na oposição. Escolheu o governo, ficou com o PL. Com isso, a bancada governista fica – por enquanto, com 7 vereadores e a oposição com 4 vereadores do PP. Magrão já apareceu na foto do evento do MDB.

 

Hospital Dom Joaquim

Robson Schmitt, diretor do Instituto Maria Schmitt, anunciou em primeira mão durante evento de lançamento do Hospital Resolutivo do Bairro Universitário, em Araranguá, que será construído em parceria com a Weber Cidades Inteligentes, que o Hospital Dom Joaquim irá passar a ser referência em mais algumas especialidades. Ainda passará pela CIR Conselho Intergestores para aprovação para referenciar o HDJ em cardiologia adulto e todos as especialidades que entram dentro da cardiologia de alta complexidade.

 

As costuras do PSD

Além de Balneário Gaivota, em São João do Sul, três vereadores do MDB filiam no PSD, como antecipado pela coluna. Donizete, Carla e Ismael Santana, que deverá ser o vice na chapa de Alex Bianchin (PDT) com apoio de PSDB e PP.

Em Araranguá, as filiações de Jorginho (ex PP) e Zico (ex Avante) acontecem na quarta-feira (20). O local ainda não foi anunciado.

Em Balneário Arroio do Silva está em construção uma possibilidade de migração de até 3 dos 5 vereadores do União Brasil: Pedrinho Coelho; Vanderlei do Mar Azul – Lei do Mar Azul; Alan da Ambulância. Neste caso, Elvio e Maria Alice ficariam no União Brasil.

O vice-prefeito de Meleiro Pedro Luiz Schuvartz está de saída do PL deve filiar na próxima semana no PSD, do pré-candidato a prefeito Márcio Fermo (PSD).

 

As costuras do PP

No Arroio, ainda está em discussão a filiação de um grupo aliado do prefeito Evandro Scaini ao PP, mas não está nada fechado. Será definido até 5 de abril. O próprio prefeito foi convidado a ir para o PP, mas ainda não é questão fechada. Um grupo de dissidentes do MDB pode rumar para o Progressistas onde já está o vice-prefeito Carlos Scarsanella.

 

Históricos deixam MDB

Depois que o advogado Ronaldo Prestes, por indicação do mandato do deputado estadual Tiago Zilli (MDB), assumiu o comando do MDB de Balneário Arroio, um grupo ligado ao ex prefeito Paulo Pedroso Victor (MDB), descontente deve deixar a sigla. O próprio Paulinho, que foi prefeito por 2 mandatos, sua esposa, Verinha Victor, que foi candidata a prefeita em 2012 com Nando Caetano (PSDB) de vice, Fernando Victor, presidente do MDB nas eleições de 2020, e a secretária de Turismo Itaionara Recco, e até o ex vereador Edélcio Fontanella, que foi indicado para assumir o partido e não chegou a ser presidente de fato, pode estar deixando a sigla.

O grupo queria apoiar a reeleição de Evandro Scaini (Republicanos), mas o MDB que assumiu o partido, e recebeu lideranças do PDT, como o vereador Márcio Macan, está alinhado com o PL de Jairo Borges.

 

As costuras do PSDB

Em Ermo está encaminhada a filiação de um vereador do MDB, Deoclésio da Silva, o Clesinho; e do PSD, Claudionor de Souza, o Kal. Tucanos ficam com 2 vereadores para concorrer com o PDT na oposição. Em Passo de Torres, a costura é para que Dado (PSDB) possa concorrer a prefeito ou a vice de Valmir Rodrigues (PP), que concorre à reeleição. A oposição deverá ter o vereador Fom ou então o ex –prefeito Jonas Souza como candidato.

 

Começam as discussões na OAB

A oposição ao atual grupo que comanda a OAB de Araranguá está coesa (em grande parte) em torno do nome de Nazareno Valim, que trabalha para ser o candidato já desde a última eleição, onde não houve disputa.

Expectativa é que pode haver disputa, mas com o time da situação, que atualmente  tem Wolmar Giusti como presidente, conta com uma lista de nomes bastante aberta de advogados. Já foram citados nos bastidores pelo menos 5 nomes: Rafael Roglio, Jonaira Dannus (dissidente do atual comando), Paula Boeira, Everson Cardoso e Henrique Motta.

As articulações estão a todo vapor para as eleições que acontecem em novembro em que Giusti (que está em terceiro mandato) não deverá disputar a reeleição.