Search

Indefinição em Maracajá; Lale com Lula; recursos para HRA; movimentações em Araranguá; e mais

Maracajá com duas, três ou quatro chapas

Em Maracajá, o cenário político é dos mais embolados com a informação de que o PP não está muito a fim de ser vice do prefeito Aníbal Brambila (PSD), cujo convite foi feito antes da viagem internacional do prefeito. Antenor “Tata” Rocha (PP) é por ora o nome do partido, mas ainda não deu sinal verde para ser apresentado como candidato. O ex prefeito Cacaio de Oliveira (PP) é o nome preferido para vice de Brambila.

O PP tem ainda conversado com Podemos (de Alex Cichela e Geraldo Leandro), com o PDT (do vereador Matias), com o PT (de Everaldinho Pereira) e até mesmo com MDB para uma eventual aliança.

O fato de definir quem seria cabeça-de-chapa entre PP e MDB é um empecilho, para um critério como pesquisas por exemplo para definir a chapa. O que faria mais sentido seria que ambos os partidos apresentassem nomes novos para uma composição, ou que ambos dessem aval para uma chapa com outro partido na cabeça. Seria mais fácil para os eleitores de PP e MDB votarem em uma tertius, ou seja, sem PP e MDB na cabeça.

Em 2016 o PSDB ganhou com o PP de vice contra MDB e PSD. Em 2020 o PSD venceu com PSL de vice e apoio do PP contra MDB e PSDB. Ou seja, são duas eleições sem PP e MDB no comando.

O PL, que nos próximos dias filia João Rocha (que deixa o PSDB), também não poderá juntar com o PSD de Gilberto Kassab, porque Jair Bolsonaro (PL) deve bloquear esta aliança em todo o país. Isto coloca o PL para perto do MDB, de Rudi Dassoler e Wagner da Rosa.

O União Brasil, agora com 2 vereadores (Edilane e Rodrigo), que está mais próximo do governo, ainda não tem definição de qual caminho seguirá. Além do que falta ainda a definição do caminho do vice Volnei Rocha, hoje no Republicanos.

 

Meio ambiente, educação e meio ambiente

A vereadora em exercício Martinez Figueiredo de Oliveira, a Marta (União Brasil), em sua participação da sessão desta segunda-feira (18), indicou a compra de um automóvel para o Centro de Triagem de lixo. Também citou a necessidade de aprovação dos projetos do Poder Executivo para contratação de professores e auxiliares de ensino.

O vereador Matias José Matias (PDT) lembrou que não passou pela Câmara a municipalização da Escola Eufrásio Avelino da Rocha.

O presidente da Câmara Alex Cichela, lembrou na sessão como funciona o regime de urgência na chegada de projetos ao Legislativo. “Se não aprova com regime de urgência na entrada, tem até 120 dias para seguir o rito: parecer jurídico, Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Comissão de Finanças, presidência e depois e votação”.

Também salientou a necessidade de o paço municipal ouvir a comunidade pela carência de segurança pública e ocorrências no Espigão Grande e Sangão Madalena.

 

Lulalá, Lale aqui

O ex prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, o Lale (PT), conseguiu aquilo que havia colocado como meta para entrar no Partido dos Trabalhadores de Criciúma. O aval do ex presidente Lula da Silva (PT) e do vice Geraldo Alckmin (PSB) aconteceu na capital federal.

Lale deverá ser candidato a prefeito de Criciúma contra 2 nomes fortes: Ricardo Guidi (PSD) – indicado por Jorginho Mello, e Arleu da Silveira (PSD) – indicado por Clésio Salvaro.

 

Emenda para o Regional

A deputada federal Ana Paula Lima (PT) encaminhou nesta segunda-feira (18) uma emenda de R$ 200 mil para o Hospital Regional de Araranguá. A entrega foi feita pela suplente de vereadora Sayonara Araújo (PT) ao diretor do Instituto Maria Schmitt (IMAS) Kristian de Souza.

 

Encontro macrorregional do 44

O presidente Fábio Schiochet e o vice-presidente do União Brasil Gean Loureiro e os 3 deputados estaduais do partido estarão em Morro da Fumaça, no Sonho Dourado Centro de Eventos, na SC-443, KM 20, para um encontro das três regiões do Sul (Amurel, Amrec e Amesc) em que irão receber seus novos filiados da região sul em um evento único. Será no mesmo ato que o União Brasil de Araranguá filia Luciano Pires (Podemos), Diego Pires (PDT) e Samuca (PSD).

 

PSD Mulher em Araranguá

Na residência de praia do vice-prefeito de Araranguá, Tano Costa e sua esposa Dirlene da Silva Oliveira, a Preta, em Balneário Arroio do Silva, na sexta-feira (15), ficou ajustado que a segunda-dama o município será a presidente do PSD Mulher de Araranguá. Nesta reunião, com a presença de Gisela Scaini, assessora do deputado estadual Júlio Garcia, aconteceram filiações e a apresentação de pré-candidaturas.

O PSD tem uma pré-lista de mais de 20 nomes, para indicar 11 homens e 5 mulheres. Presente ao encontro a suplente de vereadora Helen Becker já definiu que não irá concorrer nestas eleições.

 

O time de César Cesa

A lista de pré-candidatos do MDB de Araranguá agora tem 4 vereadores – Lena Périco, Edir Clesio Gomes Batista (Tico), Pedro Paulo de Souza (Paulinho) – ex PSD e Nelson Soares – ex PDT. Além destes a lista ainda conta com Fernando Serrano (ex PL); Pastor Jair Ferraz – Jair Bala (ex PSC); Adão Vieira dos Santos – Vidrinho (ex PSD); Luiz Djalma Marcelino Junior- o Júnior Bailão (ex PRTB); Afrânio Ronconi; Edmilson Machado – Edmilson da Ararastur; Joel Casagrande; Samuel Jesuíno (das obras); e ainda o time de mulheres com Patrícia Farias (ex PP); Maiara Possamai; Tânia de Jesus; e Elis Freitas.

 

Outros Republicanos

Além de Luiz da Farmácia, José Paulo Roldão, Fernando Espíndula, Dejair Leandro, Roberto Rebelo, José Carlos dos Santos (Carlinhos da Funerária), Adércio José Velter e Juliandro Jacques.

 

Solenidade no Arroio

Está marcado para as 16 horas de sexta-feira (22), a passagem de comando e inauguração da reforma da sede do Grupamento da Polícia Militar de Balneário Arroio do Silva. O comandante Sargento Plínio Réus vai para a reserva.