Com a filiação de Luiz da Farmácia, que deixou o PL de Araranguá, o Republicanos deu a largada esta semana na troca de partido por parte de vereadores com mandato.
Na noite desta sexta-feira (15) foi a vez do MDB receber mais dois vereadores e ampliar a bancada para quatro parlamentares. Lena Périco (MDB) e Tico Batista (MDB) agora tem a companhia de Paulinho de Souza, que deixou o PSD, Nelson Soares, que deixou o PDT e entrou no MDB pela mãos do deputado estadual Tiago Zilli (MDB), para quem fez campanha nas eleições de 2022.
Outra filiação de impacto foi a do engenheiro Fernando Serrano, que deixou PL, onde era primeiro suplente, para entrar na lista de pré-candidatos a vereador.
E para completar a lista, mesmo que não seja para concorrer, é relevante a filiação do empresário Alexandre Scarabelot, o Xande (da Garden, da Autofácil), que deixa o PL. Ele fez sucesso na Internet como defensor de Jair Bolsonaro nas eleições de 2018 e 2022.
Na reunião desta sexta, com cerca de 350 convidados, o MDB já apresentou uma lista de 16 pré-candidatos para as eleições.
Além do deputado estadual Tiago Zilli, presença dos presidentes de honra Alveri de Sá e Manoel Mota, do presidente do MDB jovem Ramon Abatti, e a sempre destacada presença do ex prefeito Ênio Rosa de Souza.
O MDB é presidido pelo atual secretário de Planejamento Emerson Almeida, com Tadeu Zilli como primeiro vice e Alcindo Crepaldi, o Negão, como segundo vice.
União Brasil recebe 3 vereadores
Na próxima quinta-feira (21), quem desembarca na região é a caravana do União Brasil, que faz uma rodada de filiações na região sul. Samuca (PSD), Diego Pires (PDT) e Luciano Pires (Podemos) serão filiados juntamente com outros nomes.
PSD fecha mapa de Araranguá
O PSD por sua vez passa a ter um time de três vereadores que lembram jogadores que fizeram sucesso no Flamengo dos anos 80/90 – Zé Carlos, Jorginho e Zico. No caso, o primeiro vereador é José Carlos da Rosa, o popular Neno Fontoura, que fica no PSD; o segundo é Jorginho Pereira, que vem do PSD, e o terceiro também é José Carlos de Souza Cândido, o Zico. Como Neno Fontoura é flamenguista, deve ficar feliz com a analogia, mas a bancada perde dois e recebe dois nomes, passando a ser a segunda maior bancada do tamanho de PP e União Brasil, todos com 3 vereadores.
O que muda de fato é o time governista passa a ter 12 vereadores (4 MDB, 3 União Brasil, 3 PSD,1 Republicanos e 1 PT) e a oposição 3 (todos do PP).
O PSD é o último partido a oficializar as trocas, que atingem a 8 vereadores dos 15 em Araranguá. Perdem vereadores o PDT (2), PP (1), PL (1), Avante (1), Podemos (1), e o PSD perde 2 e ganha 2. Permanecem onde estão 3 vereadores do PP; 2 do MDB; 1 do PSD; e 1 do PT.