Search

Chiodini reeleito comanda MDB e partido quer ser protagonista

O discurso do presidente o MDB de Santa Catarina, deputado federal Carlos Chiodini (MDB), após confirmada a reeleição da chapa única do novo Diretório em Florianópolis, reforça a necessidade do partido em encontrar seu próprio caminho. O MDB está fora do comando de fato desde 2018 e agora repete em 2022, quando apenas tem papel de coadjuvante.

Chiodini citou a eleição de 2002, quando Luiz Henrique da Silveira e Eduardo Pinho Moreira disputaram a eleição com chapa pura, ocasião em que havia a polarização PSDB-PT, e que levou José Serra e Lula ao segundo turno. Caminhando pelo centro, o MDB chegou ao segundo turno contra o então governador Esperidião Amin (então PPB), e após apoiar Lula no segundo turno enquanto Amin foi de Serra.

O problema é que o MDB tem levado a ideia de ter candidatura própria até a reta final e acaba cedendo. Em 2010 até havia o acordo com Raimundo Colombo para o MDB ceder Eduardo de vice, mas em 2014 as bases queriam a candidatura de Eduardo, e o MDB cedeu novamente a vaga de vice. Em 2018, Mauro Mariani saiu candidato, mas foi arrastado pela 1ª onda Bolsonaro. Em 2020, acabou cedendo ao governador Carlos Moisés e cedendo Udo Doeller de vice, contrariando a vontade de Antídio Lunelli de ser candidato.

A posição tomada a partir das eleições de 2024 podem definir se de fato o MDB – depois de 16 anos sem ter o comando do governo, de fato irá ou não para a disputa contra a reeleição de Jorginho Mello (PL). O discurso serviu para animar a turma. Resta saber se a prática será igual ao discurso, sobretudo por causa daquela máxima do futebol: time que não joga, não tem torcida.

 

Nova Executiva

Na Comissão Executiva eleita do MDB tem pelo menos 5 nomes do Sul. Da Amesc, apenas o deputado Tiago Zilli; da Amrec, que não tem deputados, são 3 nomes – Ada Lili Faraco de Lucca, Paulo Roberto Meller e Eduardo Pinho Moreira; e da Amurel o deputado Volnei Weber.

 

Neuto Fausto de Conto – Presidente de honra

Carlos Alberto Chiodini – Presidente

Valdir Vital Cobalchini – 1º vice-presidente

Ivete Marli Appel da Silveira – 2º vice-presidente

Volnei Weber – 3º vice-presidente

Tiago Zilli – Secretário geral

Ada Lili Faraco de Lucca – Secretária adjunta

Jerry Edson Comper – Tesoureiro

Paulo Roberto Meller – Tesoureiro adjunto

Dirce Aparecida Heiderscheidt – Secretária especial do MDB Mulher-SC

Fernando Krelling – Líder da bancada do MDB na Alesc

Eduardo Pinho Moreira – Vogal

Paulo Afonso Evangelista Vieira – Vogal

Rafael Pezenti – Vogal

Antídio Aleixo Lunelli – Vogal

José Antônio Guidi – Vogal

Emerson Luciano Stein – 1º suplente da executiva estadual

Wilson Francisco Rebelo Junior- 2º suplente da executiva estadual

Andressa Andreia Pera – 3º suplente da executiva estadual

Rennã Higor Fedrigo – 4º suplente da executiva estadual