Search

Deputado Zé Milton faz críticas aos acordos internacionais do setor do leite

O deputado Zé Milton, presidente da FRENCOOP/SC e membro da Comissão de Agricultura, expressou suas preocupações com o futuro do setor leiteiro catarinense, nas redes sociais, nesta quinta-feira (25). O parlamentar criticou os acordos internacionais que, segundo ele, têm prejudicado a competitividade dos produtores locais, resultando em um aumento alarmante de 300% nas importações de leite, especialmente da Argentina e Uruguai.

 

 

“Não podemos sacrificar nossos pequenos e médios produtores nacionais em prol das importações. Santa Catarina, ao lado do Rio Grande do Sul e Paraná, tem uma tradição rica na produção de leite, e é nosso dever proteger essas famílias que dedicam suas vidas a essa atividade.”

 

 

No ano passado, o mandato do deputado obteve uma vitória significativa ao protocolar uma indicação, posteriormente acatada pelo Governo do Estado, que sugere o subsídio dos juros do custo de produção para o setor leiteiro. Sendo essa medida, segundo Zé Milton, o primeiro passo para aliviar a pressão sobre os produtores.

 

 

Zé Milton ressaltou que, se medidas eficazes não forem tomadas em 2024, muitas famílias podem ser forçadas a abandonar a pecuária leiteira.

 

 

“Vamos mobilizar esforços para buscar soluções que promovam a competitividade do setor, garantindo a continuidade de uma tradição tão significativa para Santa Catarina”, defendeu e acrescentou.

 

“Precisamos reverter esse cenário agora ou ficaremos dependentes das importações, prejudicando não apenas os produtores, mas toda a cadeia produtiva local. Vamos lutar pelo futuro da pecuária leiteira em Santa Catarina!”, finalizou Zé Milton.