Search

Amesc sem sucessor; cenários no Arroio, Maracajá e São João do Sul; Operação Presságio; e mais

Sucessão na Amesc segue indefinida

O prefeito Almides Roberg da Rosa (PSDB) comanda conjuntamente a Amesc e o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cis Amesc, o que deve mudar assim que for definido seu substituto. Houve uma reunião na quarta-feira (17) para tentar achar uma solução. Seria a vez de Eder Mattos (PL), que havia anunciado que não iria assumir. Restam 3 prefeitos em segundo mandato. Gaiola Mezzari (MDB) de Jacinto Machado não quer ser presidente. A presidência deverá ficar entre Moacir Teixeira (MDB) de São João do Sul; e Betinho Biava (PP) de Timbé do Sul. Tendência é que, se Eder Mattos não mudar de ideia, é que seja Moacir, que presidiu a Amesc em 2021.

 

Sessões Extraordinárias

Aconteceu nesta quarta-feira (17) a primeira e segunda reuniões extraordinárias da Câmara de Vereadores de Araranguá sob o comando da nova mesa diretora – Márcio Tubinho (PP), Jorginho (PP) e Samuca (PSD) – com dois cargos vagos após a renúncia de Luicano Pires (Podemos) e Diran (PP).

As sessões serviram para adequação à “nova lei das licitações”, já que a Câmara também precisa ter comissão licitatória para cuidar de processos e contratos que dizem respeito ao Poder Legislativo. Foi ajustado inclusive a questão da remuneração para o pregoeiro.

O Poder Executivo também irá encaminhar projeto para ajuste à “nova lei das licitações”.

 

Apenas 2 chapas

Daniel Motta (Solidariedade), que em 2020 foi candidato a prefeito do Balneário Arroio do Silva, segue no partido e tem participado de conversas com o empresário Jairo Borges (PL). A ideia é apresentar uma chapa de oposição ao prefeito Evandro Scaini (Republicanos), que tem apoio atualmente do União Brasil, MDB e PP.

Deve ter apenas 2 chapas este ano, diferente de 2020 quando o atual prefeito era do PSL e enfrentou com Carlos Scarsanella em uma chapa pura a outras 2 chapas: Everton Pinto (PDT) e Nito (PT); Daniel Motta (Sdd) e pastor Ranieri Cardoso (Sdd).

 

Pode ter 3 chapas?

Em Maracajá, o ex vice-prefeito Luiz Ivalnei Martinello, o Neguinho, decidiu ficar no PSDB apesar do convite do PL. Em 2020 Neguinho concorreu como vice de Wagner da Rosa (MDB) contra o atual prefeito Aníbal Brambila (PSD) com Volnei Rocha (Republicanos, ex-PSL) como vice. Agora em 2024, Brambila pode concorrer à reeleição com Neguinho de vice.

O Progressistas fala em lançar Antenor Rocha, o Tata, a prefeito. Apesar da possibilidade de uma chapa de forte de oposição o Podemos, PDT e MDB podem apresentar candidatos.

O cenário com 3 chapas é o sonho do atual prefeito em busca da reeleição.

 

Eleição em aberto

João Cardoso, popular João do Lindo, deve deixar o Solidariedade e disputar as eleições a prefeito pelo União Brasil. Ainda estão na lista de nomes como Edson Borba (PP), Alex Bianchin (PDT), Paulinho (Republicanos) e ainda o nome de um vereador do MDB.

 

Formação política

O deputado estadual Mário Motta (PSD), em entrevista à Post TV, falou sobre a criação da Academia Limpe de formação de lideranças políticas interessadas nas eleições de 2024. A deputada estadual Paulinha (Podemos) também tem investido em formação política.

 

Encontro do PL

Na próxima quinta-feira (25) estarão em Araranguá o senador Jorge Seif (PL), vice-presidente do PL Mulher e secretária adjunta do Turismo Catiane Seif (PL), e o deputado federal Daniel Freitas (PL) para conversar com correligionários.

 

Operação Presságio

Uma das alianças consideradas mais sólidas é do PSD com o União Brasil foi formado na fusão PSL-DEM. É vista como uma possibilidade de antagonista da reeleição de Jorginho Mello (PL). A Operação da DEIC que investiga esquema na coleta de lixo de Florianópolis, atinge o governo de Topázio Neto (PSD), e que mirou nos secretários Ed Pereira (União Brasil) e Fábio Braga (PSD), ambos exonerados, respinga nos 2 partidos.

E justamente uma semana depois de Gean Loureiro (UB) e Topázio terem gravado vídeo juntos para reforçar a continuidade da parceria que comanda a capital desde 2017.

 

REURB entrega escrituras ao bairro Garapuvu

Mais 10 famílias de Ermo foram beneficiadas pelo Programa Municipal de Regularização Fundiária Urbana, REURB, e receberam suas escrituras e a posse definitiva dos imóveis em que moravam de forma irregular, há muitos anos, o que permite a ligação de água e energia elétrica. A entrega foi feita pelo prefeito de Ermo, Paulo Della Vecchia, o Paulinho (PL), Ronei Simão – presidente da Comissão Municipal de Regularização Fundiária Urbana, e a engenheira Ana Cláudia Bitencourt, da empresa AC Engenharia e Topografia.

 

Ponte para a ponte

Anísio Premoli (sem partido) intermediou a construção de uma ponte na comunidade de Itoupava em Ermo junto ao governo Jorginho Mello (PL) para o ex-vereador. O ex vereador é o contato do vereador Camilo Martins (Podemos) e avalia a nova formação do partido ou se vai se filiar em outra sigla para concorrer a uma vaga na Câmara.