Search

Amesc faz capacitação dos conselheiros tutelares eleitos

A AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) iniciou a capacitação dos conselheiros tutelares. Esta formação visa aprimorar o entendimento e a capacidade de ação desses profissionais, promovendo uma atuação mais efetiva na defesa dos direitos e bem-estar da criança e adolescente. Participam os 75 profissionais eleitos por votação no ano passado e demais entes que compõem a rede de atendimento.

 

 

Neste primeiro dia, nesta quarta-feira (17), participaram da solenidade de abertura prefeitos, promotores e palestrantes, bem como a gerente regional de Saúde, Andresa Ribeiro, e o deputado estadual, Tiago Zilli.

 

 

O presidente da AMESC, prefeito de Santa Rosa do Sul Almides Roberg Silva da Rosa, discursou em nome dos prefeitos, sobre a importância da realização da capacitação de forma unificada, sendo que os discursos foram baseados neste trabalho unido e embasado no conhecimento para efetivação dos atendimentos.

 

 

A coordenadora de Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Paulino Alexandrino, observa que haverá uma nova etapa com dois dias de capacitação atingindo a outra parte dos membros da rede, que foram divididos em duas turmas.

 

 

A capacitação tem como objetivo proporcionar subsídios para o desempenho eficaz das funções de conselheiro tutelar. Os temas abordados incluem o Estatuto da Criança e do Adolescente, as atribuições específicas do Conselho Tutelar, os pressupostos éticos fundamentais para o trabalho com crianças e adolescentes, o sistema de garantia de direitos, e a relação do Conselho Tutelar com a rede de proteção.

 

 

Os promotores participantes foram Dr. Rafael Fernandes da comarca de Araranguá; Guilherme Back Locks da comarca de Sombrio e Ana Carolina Schmitt, da comarca de Turvo.Os palestrantes da capacitação no primeiro dia são os professores mestres Rudinei Beltrame, Janice Merigo e no segundo dia (18/01) a professora Indianara Trainotti.