Search

Jacinto Machado inicia o ano com recuperação de pontes

Uma passagem molhada em Costão da Pedra e duas pontes de madeira em Pinheirinho do Meio foram reconstruídas.

 

 

Município com maior extensão territorial do extremo sul catarinense, Jacinto Machado possui a maior malha viária sob jurisdição municipal, fazendo ligação da área urbana às áreas rurais e estradas também ligando as comunidades. Como consequência, são dezenas as pontes necessárias para garantir a transposição sobre rios, riachos e córregos que cortam a região. Nas últimas semanas de 2023, a administração municipal dedicou-se a recuperar algumas destas pontes, estruturas essenciais para a circulação de cargas e pessoas.

 

 

 

Costão da Pedra

 

Uma das principais obras executadas foi a reconstrução de uma passagem molhada sobre o rio da Pedra, na comunidade de Costão da Pedra.

 

 

“Uma passagem antiga que estava quebrada e que foi totalmente restaurada, fazendo ligação entre as comunidades de Serra da Pedra, Costão da Pedra e Tigre Preto”, explica o engenheiro Bruno Nagel.

 

O serviço executado por servidores da secretaria de Obras foi a recuperação da tubulação e reforço de toda a laje de concreto, com um investimento de cerca de R$ 40 mil.

 

 

 

Pinheirinho do Meio

 

Na região de Pinheirinho do Meio, duas pontes foram recuperadas. A primeira delas liga a estrada geral à Tafona Buzzelo. Apresentando rachaduras e interditada por motivos de segurança, uma das cabeceiras foi reconstruída com concreto armado, além da substituição do tabuleiro de madeira de metade da ponte. Na sua recuperação, o investimento foi de R$ 102 mil.

 

Na mesma localidade, uma pequena ponte de madeira também foi totalmente reconstruída.