Search

Além do filho do governador na Casa Civil, outras mudanças no Governo Jorginho

Ano de eleição não é fácil para ninguém, ainda mais para quem tem o perfil de envolvimento direto nas decisões. É o caso do governador Jorginho dos Santos Mello (PL), que costuma se gabar de nunca ter perdido uma eleição em sua vida política, desde que saiu de Ibicaré para ser vereador em Herval Velho até chegar à Casa da Agronômica.

Tanto é verdade que Mello segue na presidência da Comissão Executiva Provisória do Partido Liberal (validade de 26/10/23 até 10/02/24) assim como era no antigo PR – Partido da República em 2018.

A atual Executiva repete a de 2018 do PR com nomes como o filho do governador, o cirurgião-dentista Bruno Freitas Mello (novamente primeiro vice-presidente); da atual secretária geral de Governo Danieli Blanger Pinheiro Porporatti, José Augustinho Mello, Heleno Orlandino Martins, e o deputado estadual Nilso José Berlanda.

O governador Jorginho Mello (PL) tem esta característica, a de manter o controle do partido para evitar ser barrado em suas decisões.

 

Filho na Casa Civil

Com este perfil e para surpresa de zero pessoas, foi nomeado o outro filho do governador, o advogado Felipe Mello, que assume a Casa Civil com a volta de Estener Soratto Jr. (PL) para a Alesc. Sem surpresas e sem nepotismo, já era uma espécie de secretário nos bastidores. Felipe tem capacidade de ocupar o cargo, já foi secretário no governo de Raimundo Colombo (PSD) e secretário na administração de Gean Lourenço (União Brasil). Mesmo assim, Jorginho preferiu passar o primeiro ano para fazer a indicação para evitar a crítica.

 

Outras mudanças

As demais mudanças miram nas eleições de 2018, com a possível participação de alguns secretários na disputa do comando de prefeituras.

  • Vânio Boing deixa o Iprev e assume a Secretaria de Administração, de onde sai Moisés Diersmann;
  • Mauro Luiz de Oliveira assume a presidência do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev), que era ocupada por Vânio Boing;
  • Moisés Diersmann assume a Ciasc na vaga de Luciano Berti;
  • Carlos Henrique de Lima (Sargento Lima) sai da Alesc e assume a Secretaria de Segurança Pública, com a saída de Paulo Cézar Ramos de Oliveira;
  • Coronel Fabiano de Souza assume a Secretaria de Proteção e Defesa Civil. Deixa a pasta Luiz Armando Schroeder Reis, o Coronel Armando, ex deputado federal;
  • Assume a Secretaria de Comunicação João Paulo Gomes Vieira e deixa a pasta João de Biasi;
  • No Comando do Corpo de Bombeiros assume Coronel Fabiano Bastos Neves, em lugar do Coronel Fabiano de Souza;
  • Na SC Parcerias S/A – SCPar assume Renato Dias Marques Lacerda na vaga de Alexandre Amin Júnior.

Por ora, Geovânia de Sá (PSDB) e Darci de Mattos (PSD) seguem na Câmara Federal, já que Carmem Zanotto (Cidadania) na Saúde, e Ricardo Guidi (PSD) no Meio Ambiente, devem ficar no cargo até final de março caso concorram respectivamente às prefeituras de Lages e Criciúma.