Search

Servidores do Samae de Araranguá doam sangue ao Hemosc Regional

Inspirados sob o lema “Juntos Salvamos Vidas”, dez servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Araranguá repetiram, às vésperas do Natal, um ato solidário que já tornou-se tradicional entre eles:  doar sangue para o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina – Hemosc, Regional de Criciúma.

A mobilização despertou interesse de servidores de diferentes setores e faixas-etárias. A líder do movimento, Jerusa Silveira Serafim, assessora de RH da autarquia, era uma das servidoras mais alegres com a disposição do time Samae.

Durante os feriados prolongados, há um volume maior de pessoas circulando pelas estradas, o que pode aumentar o número de acidentes e, por consequência, a demanda por transfusões de sangue, especialmente O- (O negativo), considerado doador universal, ou seja, que tem a condição de doar para todos os demais tipos sanguíneos.

Quando o estoque de um tipo atinge o nível crítico, o que normalmente ocorre em períodos de Natal, Ano Novo e Páscoa, significa que a quantidade disponível é suficiente para atender a demanda de até dois dias, dependendo do volume solicitado. O banco de sangue é atualizado diariamente, mas os tipos O-, O+ e B- são os que, historicamente, necessitam de mais doações, já que a rotatividade é muito grande.

Os servidores do Samae que participaram do ato voluntário receberam camisetas alusivas à campanha de doação e mimos entregues pelo Hemosc.

Moradores de Araranguá e região que desejam doar sangue podem fazê-lo através de um prévio agendamento pelos fones (48) 3444-7400 e 3444 7410, ou então por meio de agendamento on-line, no endereço https://www.hemosc.org.br/agende-sua-doacao.html.

O Hemosc Regional de Criciúma fica localizado na Avenida Centenário, 1.700, Bairro Santa Bárbara, e o acesso mais simples para quem se desloca de Araranguá e região é o acesso Sul, que passado pelo Verdinho, na estrada do Pinheirinho.